A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) iniciou esta semana, no Ciep Oscar Cordeiro, o segundo curso do projeto Agente Mirim da Defesa Civil, destinado a 40 alunos de 6ª a 8ª séries do ensino fundamental. Na aula de apresentação realizada na terça-feira, dia 16, os alunos ouviram palestra sobre o sistema de funcionamento e as atividades da Defesa Civil, com abordagens referentes as quatro ações globais no Brasil: prevenção, preparação, resposta e reconstrução.
O projeto Agente Mirim da Defesa Civil foi inaugurado na Escola Municipal Pedro Adami, no distrito de Córrego do Ouro, na segunda quinzena de março. O curso tem a duração de seis semanas e é ministrado às terças, quartas e quintas-feiras, das 14h às 17h. Na sede do município o foco será adequado às características da cidade. Como atividade prática fora da sala de aula, os participantes serão integrados ao projeto de recuperação e preservação da restinga da Praia do Aeroporto, denominado Praia Aeroporto Viva, com previsão para a fase final do curso.
Os futuros agentes mirins voluntários também vão participar da campanha de prevenção de acidentes com balões que será promovida pela Coordenadoria de Defesa Civil no início de junho em todo o município. A atuação dos alunos do Oscar Cordeiro será restrita à comunidade do Parque Aeroporto. O lema da campanha será “Soltar balões é crime – não estrague sua festa”. A primeira turma formada pelo projeto também dará apoio à campanha na ocasião de lançamento na região serrana.
A diretora do Ciep Oscar Cordeiro, Luciana Espíndola Botelho, destaca que além de contemplar os aspectos da Defesa Civil, o projeto aborda assuntos importantes para a formação e conscientização dos alunos. “Durante o curso, os instrutores tratam de temas como drogas e doenças sexualmente transmissíveis, auxiliando a complementar a educação dos alunos”, assinalou. De acordo com a diretora, 80 alunos se inscreveram para o curso, e no processo de seleção dos 40 que compõe a turma foi dada preferência àqueles que não estão inseridos em nenhum projeto da escola, como forma de promover a inclusão. Os módulos são trabalhados por oito instrutores.
A Comdec realiza o projeto em parceria com as secretarias municipais de Educação, Saúde e Meio Ambiente, Mactran e Programa Macaé Cidadão. A partir desta segunda-feira, 15, está formalizado o patrocínio da Petrobras para o fornecimento dos uniformes que serão usados pelos agentes mirins. Na próxima sexta-feira, a Coordenadoria de Defesa Civil irá levar o grupo de Córrego do Ouro ao prometido passeio à capital. O roteiro consiste em visitas ao Morro do Corcovado, à orla marítima e ao plenário da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro. O passeio será patrocinado pelo deputado Glauco Lopes, presidente da Comissão de Turismo da Alerj.