Começa definição para livros didáticos de 2023

22/06/2022 17:37:00 - Jornalista: Janira Braga

Foto: João Barreto

Professores vão definir todo o material didático e literário complementar e de formação de professores/gestores

Professores da rede municipal de educação vão escolher os livros didáticos para 2023 que se destinam aos anos iniciais do Ensino Fundamental: do primeiro ao quinto ano. Essa é a próxima ação da Secretaria de Educação dentro do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Os professores também vão definir todo o material didático e literário complementar e de formação de professores/gestores.

- O material pedagógico é fundamental para o processo ensino-aprendizagem, um dos itens mais utilizados em sala de aula e desperta a curiosidade nos alunos, incentiva a ler, interpretar e evoluir – comentou a secretária de Educação, Leandra Lopes.

De acordo com a coordenadora do PNLD do município, Roze Tomaz, a escolha pode acontecer até meados deste ano e os materiais terão vigência nas escolas públicas de 2023 a 2026. “A secretaria de Educação está aguardando a saída oficial do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2023 para a escolha e todas as escolas serão comunicadas dos prazos e normas”, informou.

A coordenadora explicou que o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) compreende um conjunto de ações voltadas para a escolha, distribuição de obras didáticas, pedagógicas, livros didáticos entre outros materiais de apoio à prática educativa, destinados aos alunos e professores das escolas públicas de educação básica do país. “As escolas de Macaé participam de forma sistemática destas ações”, avaliou Rose.

Segundo ela, para as escolas públicas, esta é a principal novidade, que deve ser bem compreendida para garantir os recursos pedagógicos. “Cada profissional da escola estava habituado a fazer a escolha de livros didáticos apenas, para cada componente curricular. A partir de agora, no PNLD 2023, a escolha dos anos iniciais do Fundamental será dividida em quatro objetos, que poderão ser escolhidos em fases diferentes ao longo do ano”, esmiuçou.

Todos os objetos são acompanhados por materiais impressos e digitais para o estudante e para o professor, com exceção das obras pedagógicas que são destinadas exclusivamente aos professores e gestores.

Para acompanhar a escolha do PNLD 2023 e outras ações como formação, monitoramento, pedido de Reserva Técnica, acesso aos sistemas e informes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) sobre o programa, a Secretaria de Educação de Macaé oferece curso de “Apoio à gestão do livro didático”. O objetivo é trabalhar ações para melhoria da gestão do PNLD nas escolas municipais de Macaé, através do bom uso do livro didático, otimizando o atendimento e a aprendizagem.

Para isso, Roze Tomaz detalhou que os educadores são orientados a divulgar a importância do uso do livro didático nas escolas, sendo uma referência em relação ao componente curricular ensinado e às temáticas atuais abordadas. A secretaria utiliza o livro como recurso pedagógico, traçando a direção pela qual e como um conteúdo pode ser aprendido pelo aluno, compreendendo também que a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) determina as aprendizagens essenciais que os estudantes devem ter acesso durante a Educação Básica. “Isto pode ser planejado no livro didático e em outros recursos pedagógicos disponíveis”, destacou a coordenadora.

PNLD possui quatro objetos de práticas e projetos integradores

Objeto um: Obras didáticas e os Projetos integradores. Estas são as obras que o professor já tem hábito de escolher e/ou usar em sala de aula.

Objeto dois: Livro de Práticas de Acompanhamento de Aprendizagem. São materiais didáticos consumíveis e complementares ao objeto um, com objetivo de garantir uma boa aplicação prática do aprendizado. Deve ser um diferencial para diversificar e ampliar as perspectivas do professor e garantir melhores processos avaliativos.

Objeto três: Obras Literárias. São os livros de literatura conhecidos como PNLD Literário, destinados ao acervo da biblioteca e à fruição dos alunos.

Objeto quatro: Obras Pedagógicas destinadas aos professores e gestores e Recursos Educacionais Digitais. Novos materiais impressos pensados para a formação continuada, com foco no tema Avaliação. Já os REDs (Recursos Educacionais Digitais) estão pensados para ampliar as possibilidades de ensino-aprendizagem, com foco na cultura digital.