logo

Começa nesta quarta-feira a Maratona Cultural Macaé 2010

03/11/2010 16:52:17 - Jornalista: Ana Paula Medeiros - estagiária

Com entrada franca e programação variada, começa nesta quarta-feira (3) a Maratona Cultural Macaé 2010. O evento reunirá cinema, música e literatura em comemoração ao Dia Nacional da Cultura, da Língua Portuguesa e do Cinema. A programação começa às 20h, com uma roda de choro no Bico da Coruja e termina no próximo domingo (7), com um encontro cultural no Farol Livros, na Praia dos Cavaleiros. O evento conta com apoio da prefeitura de Macaé.

Com uma extensa programação, a Maratona Cultural tem entrada franca e conta com o lançamento dos livros "Crônicas Esportivas", de Giannini Pinto, "Carangola", "Hegemonia - O herdeiro de Basten", de Clinton Davisson e “Palavra expressa” com Sandra Wyatt, Gerson Dudus e grupo de poetas. E ainda será celebrado o primeiro aniversário do Cineclube Macaba Doce e o lançamento do Cineclube Farol Blue.

A Maratona conta ainda com sessões de curta metragens produzidos na região, apresentações artísticas, feira de livros, roda de choro e mesa-redonda com o historiador e secretário municipal de Acervo e Patrimônio, Ricardo Meireles, e com o músico, diretor de departamento histórico da Nova Aurora e presidente da Usina de Fomento Cultural, Rúben Pereira.

O evento acontece em diversos pontos da cidade. Nesta quarta-feira, a abertura acontece no Bico da Coruja. Na quinta-feira (4) as atividades acontecem no Cine Arte Macaé, no Macaé Shopping, na sexta-feira (5) na AABB Macaé e sábado (6), pela manhã, na AABB e a partir das 16h na Farol Livros.

A realização do evento está a cargo do Cineclube Macaba Doce, do Coletivo Só Pra Moer, Farol Livros e Livraria/sebo Mundo dos Livros e o Irmane-c pela Paz. A Maratona Cultural conta com o apoio da AABB Macaé, Bico da Coruja, Cine Arte Macaé, Escola Alfa e Ilha Mídias.


Programação da Maratona Cultural Macaé 2010:

Dia 03 de Novembro - Quarta-feira
Local: Bico Da Coruja
Rua Benedicto Lacerda 134 - Atrás do Mercado de Peixes

20h - Roda de Choro no Bico da Coruja
2ª Sessão de Parede Comemorando 1 ano do Cine clube Macaba Doce - Com os curtas: - Descascadeiras 16’ - Flor do Mangue 12’


Dia 04 de Novembro - Quinta-feira
Local: Cine Arte Macaé - Av. Rui Barbosa 1725 Macaé Shopping

20h - Sessão de curta metragens com os curtas: Indefeso 17’ - Informal 9’- Perambulante 9’
21h - Mesa redonda: Movimento Cineclubista: trajetórias, valores e perspectivas.
Convidados: Cine clube Mate com Angu e Adil Tiscate. Mediador: Artemio Macedo (Cine clube Macaba Doce)


Dia 05 de Novembro - Sexta-feira - Dia Nacional da Cultura, da Língua Portuguesa e Dia do Cinema
Local: AABB Macaé: Av. Atlântica, nº 854, Praia Campista

18h - Feira de Livros com as livrarias e sebos da cidade Farol Livros e Mundo Dos Livros
- Mostra de livros de memória local (Tonito, Alberto Lamego, Godofredo Tinoco, Lery, Armando Borges)
- Café sarau com Irmane-c pela paz com Sandra Wyatt, Gerson Dudus, Cigarras de -Macaé e Escola Alfa: “O assunto é livre...” Homenagem a Dona Laurita / Varal Literário com Sandra Wyatt.
19h – Sessão de curta metragens com Cine clube Macaba Doce : - Sociedade Musical Nova Aurora 25’ - Lyra dos Conspiradores 13’
20h - Mesa redonda: Memória Local e Cultura atual: do Cine Santa Isabel ao Cine Arte Macaé.
Convidados: Ricardo (Professor, Historiador e Secretário mun. de Acervo e patrimônio) e Rúben Pereira (Músico, Pesquisador de Música Popular e memória regional, Diretor de Dept. histórico da Nova Aurora e Presidente da USINA de fomento Cultural). Mediação: Michelle Pinheiro (Antropóloga)
22:00h – AABB Musical com Coletivo Só Pra Moer e amigos no show “Gentileza gera gentileza”

Dia 06 de Novembro (Sábado)
Local: AABB Macaé / Farol Livros – Av. Atlântica 2500, lj 12, Praia dos Cavaleiros

11h – Varal Literário e Lançamento do Livro "Crônicas Esportivas" Giannini Pinto “Carangola”.

FAROL Livros:
12h - Feira de Livros com Farol livros e Mundo dos livros / Mostra de livros de Memória local e regional
14h – Concentração Cortejo Poético Cultural “Funeral poético – A poesia Morreu mas juro que não fui eu” com Sandra Wyatt, Gerson Dudus, carpideiras, músicos, atores e poetas (concentração a partir das 14h e saída prevista para 17hs)
20h - Sessão de Curta metragens com os Curtas: - A arte de um sobre muitos 21’ - Redondeza – Latejeé 10’ Lançamento do Cine Clube Farol Blue
*Inauguração do Lounge da Farol Livros


Dia 07 de Novembro (Domingo)
Local: Farol Livros: Av. Atlântica 2500 lj 12 Praia dos Cavaleiros

12h - Feira de livros com Saldão e Varal Literário / Mostra de livros de Memória local e regional
13h – Encontro com escritores: Clinton Davisson “Hegemonia – O herdeiro de Basten” e Sandra Wyatt, Gerson Dudus... “Palavra Expressa”
14h – Sessão IBR com o filme: “Anaconda de Jurubatiba” (Novo Tipo de Cinema – IBR Macaé RJ) e “Lajeteé” 10 min
18h - Lançamento do Cineclube Farol Blu


Serviço:
Bico da Coruja - Rua Benedicto Lacerda, nº 134 - Praia das Conchas (Atrás do Mercado de Peixes)
Cine Arte Macaé - Macaé shopping - Av. Rui Barbosa, nº 1725, Centro
AABB Macaé - Av. Atlântica, nº 854, Praia Campista
Farol Livros - Av. Atlântica, nº 2500, loja.12, Cavaleiros