Prossegue até o dia 1º de julho, o prazo para o para a escolha dos livros didáticos destinados aos alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino. Os professores e dirigentes das escolas municipais devem acessar o portal do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), pelo endereço www.fnde.gov.br. O objetivo é permitir o acesso ao o guia de livros didáticos-2013. No ano letivo de 2011, foram distribuídos para a rede municipal de ensino, 80.029 livros didáticos.
Iniciado nesta sexta-feira (15), o processo de escolha proporciona aos educadores um melhor conhecimento dos livros didáticos. Para a vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia, esta é uma oportunidade para selecionar os mais adequados ao método de ensino e lógico, realidade de cada escola municipal.
- O importante é que o professor escolha com carinho os livros didáticos que vão permitir que suas aulas tenham uma maior qualidade, trazendo para o aluno uma nova percepção da matéria. Os materiais de apoio à docência são muito importantes ferramentas de ensino, especialmente o livro didático.
O material, que abrange obras selecionadas para o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), foi preparado pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC) e está disponível no portal do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
De acordo com a coordenadora do Programa do Livro, Roze Mary Thomás, os gestores devem ficar atentos diante do acesso ao site quanto à senha e os procedimentos, como oficializar a escolha e salvar todas as informações prestadas. Para escolha, o responsável deve fazer duas opções diferentes de editora. Através do acesso ao sistema são apresentados ícones como nomes dos livros e editoras, quadro com códigos das coleções e das obras, além de resenhas com resumos dos livros didáticos, conteúdos e propostas pedagógicas, além de informações como abordagem pedagógica, análise dos conteúdos e manual do professor:
- O uso, guarda e sigilo do código de segurança competem à direção e ao responsável pela escolha. Em caso de bloqueio ou perda, é possível recuperar o código, no próprio sistema, pelo responsável. Todavia, se houver algum componente curricular sem registro de escolha, a escola não receberá livro para esse componente - lembrou Roze.
Material - O guia de livros didáticos abrange as coleções de letramento e alfabetização e alfabetização matemática (1º ao 3º ano), as coleções de história, ciências e geografia (2º ao 5º ano) e também de matemática e português (4º e 5º anos), além de livros de história regional e geografia regional (4º ou 5º ano).
Os livros didáticos distribuídos pelo FNDE são confeccionados com uma estrutura física resistente para que possam ser utilizados por três anos consecutivos, beneficiando assim, mais de um estudante. A exceção são os livros consumíveis, de letramento e alfabetização e alfabetização matemática.