logo

Começam ações pelo Dia Mundial de Conscientização da Doença Falciforme

14/06/2022 14:58:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Bruno Campos

Atividade de conscientização foi realizada nesta terça na Praça Veríssimo de Melo

"Muito válido esse trabalho de informação, pois só quem tem alguém da família com anemia falciforme sabe como essa doença é cruel. Essa é uma causa que eu abraço", pontuou a dona de casa Nirma Maria Custódio. Nesta terça-feira (14), na praça Veríssimo de Melo, profissionais da Secretaria de Saúde de Macaé e estudantes da área iniciaram uma série de ações pelo Dia Mundial de Conscientização da Doença Falciforme, lembrado no dia 19 de junho.

Segundo a responsável pelo programa de Doenças Falcêmicas, Juliana Nunes, o objetivo de estar na praça é conscientizar a população, mostrar o serviço oferecido pela rede, além de captar e cadastrar pacientes que não conhecem o programa. "Estamos tendo um grande retorno da população, muitas pessoas param aqui e dizem que conhecem alguém com a doença e tiram suas dúvidas", frisou.

Em seu depoimento, a dona de casa Nirma contou que a doença de sua sobrinha só foi descoberta quando tinha cinco anos. "Ela sentia muitas dores e achávamos que era reumatismo, até ter o diagnóstico. Hoje ela tem 35 anos, trabalha, é casada, tem uma filha, mas os cuidados continuam. Foram várias internações e problemas de saúde por conta da anemia falciforme. Inclusive, tenho uma amiga que perdeu dois filhos por conta de complicações da doença", ressaltou.

Além da equipe do Programa de Doenças Falcêmicas, os profissionais do Programa de Triagem Neonatal também estiveram na ação. A proposta foi conscientizar a população sobre a importância do teste do pezinho, que deve ser feito antes das doenças serem instaladas, evitando que a criança possa ter sequelas.

De acordo com a coordenadora do programa, Cintia de Oliveira Soares, dentre as doenças analisadas no teste do pezinho estão a anemia falciforme, hemoglobinopatias, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita, hipotireoidismo congênito, deficiência de biotinidase e fenilcetonúria. "Os exames são realizados na primeira semana de vida do bebê. Em Macaé, o teste é feito na maternidade e UTI Neonatal do Hospital Público Municipal (HPM), UTI Neonatal do Hospital São João Batista (SUS) e na Casa da Criança", disse acrescentando que o atendimento na Casa da Criança não precisa de agendamento e acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Programação


No dia 15, na Casa da Criança, de 14h às 16h, nutricionistas da Coordenadoria da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan) irão promover uma roda de conversa para portadores da Doença Falciforme.

Já nos dias 21 e 22, no Paço Municipal, de 9h às 12h, acontece a capacitação dos profissionais da rede municipal de saúde sobre a Doença Falciforme.