logo

Comerciantes informais participam de capacitação sobre alimentos

17/06/2016 16:06:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: João Barreto

Orientações contribuem para a segurança alimentar

A Agência Municipal de Vigilância Sanitária (Amvisa) realizou, nesta sexta-feira (17), no auditório do Paço Municipal, o treinamento de "Boas Práticas nos Serviços de Alimento”. A capacitação foi destinada a trabalhadores informais que atuam em Macaé. O objetivo foi orientar os ambulantes que estão em fase de cadastramento quanto aos padrões de higiene necessários para garantir a segurança alimentar e saúde do consumidor.

As palestras foram ministradas pelos fiscais sanitários da Amvisa, Meire Gervásio e Joaquim Luiz Miranda. Eles repassaram as principais informações sobre normas, legislação e medidas que devem ser seguidas pelos trabalhadores que oferecem serviço de alimentação. A abordagem, que contou com a participação de 80 ambulantes, incluiu ainda cuidados na limpeza do local de trabalho, na higiene pessoal e em como manusear corretamente os alimentos.

- A capacitação é uma forma de orientar os ambulantes sobre os cuidados no descarte de lixo, como acondicionar os produtos corretamente, evitar a contaminação, higienização, utilização dos uniformes, entre outras informações importantes para que possam comercializar seus produtos de forma correta - explicou, Meire.

O fiscal Joaquim Luiz Miranda informou que a capacitação é realizada conforme a procura dos ambulantes pela licença que autoriza a comercialização de alimentos. "O cadastro é realizado na Guarda Municipal e todo ambulante tem que passar pela capacitação", acrescentou.

Os fiscais da Agência Municipal de Vigilância Sanitária informaram que com a capacitação sobre o tema, o número de ambulantes multados vem diminuindo, em função de estarem mais informados sobre o assunto.

A ambulante Eliana Lopes conta que resolveu vender água de coco e, para tirar a sua licença, teve que participar do curso. "Acho importante, pois somente dessa forma é que vamos ficar sabendo como comercializar os nossos produtos de forma adequada e com qualidade aos clientes", afirmou.

Já Gilson Silva contou que resolveu abrir um negócio próprio e vender salgados e hambúrgueres. "Estou atento às informações que serão repassadas no curso, pois quero trabalhar de forma correta e, no máximo, em 15 dias quero estar comercializando os meus produtos", disse otimista.

Quem quiser mais informações sobre o assunto pode entrar em contato com a Amvisa pelo telefone: (22) 2762-0935 ou na sede que fica na Rua José de Aguiar Franco, 2.150, Costa do Sol. Os contatos podem ser feitos também por e-mail: visa@macae.rj.gov.br.


Fotos Relacionadas