Foto: Ana Chaffin
Prefeito acompanha equipe da CBF, que analisa a possibilidade do estádio sediar jogos do Campeonato Brasileiro
Consolidado como um dos estádios com maior potencial técnico do Estado do Rio, o Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, construído pela prefeitura na Barra de Macaé, foi inspecionado nesta segunda-feira (2) pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O prefeito Riverton Mussi (PMDB) acompanhou a inspeção feita pelo diretor do departamento técnico da entidade, Virgílio Elísio. O assessor especial da presidência da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), Leonardo Ferraz, participou da visita técnica.
Segundo o prefeito, a inspeção faz parte das exigências para o preenchimento dos requisitos estabelecidos pela CBF para análise da possibilidade do estádio sediar jogos do Campeonato Brasileiro. “O estádio abrigou jogos do Campeonato Carioca e agora estamos à disposição para sediarmos, caso a CBF entenda que é viável, partidas do Brasileiro”, comentou o prefeito.
O assessor especial da presidência da Ferj, Leonardo Ferraz, lembrou que a Federação já esteve no estádio fazendo avaliação para o Campeonato Carioca. “A avaliação foi muito positiva, tanto que a CBF resolveu vir para conhecer o estádio. Nos jogos do Campeonato Carioca, o estádio Cláudio Moacyr atendeu perfeitamente, a impressão que deixou foi positiva”, avaliou Ferraz.
De acordo com o diretor do Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, Jocimar Gomes, o Estádio ganha visibilidade nacional devido às características técnicas e à profissionalização. “Vamos iniciar a manutenção no gramado, o que garante ainda mais potencial para o estádio”, informou Jocimar Gomes, acompanhado do administrador Rômulo Miranda, que também forneceu subsídios para a inspeção.
Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo foi inaugurado em 2010
Inaugurado em cinco de agosto de 2010, o Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo possui trinta mil metros quadrados. Com as obras de ampliação, o local vai comportar 20 mil torcedores.
O estádio possui campo oficial de futebol, de 110 metros de comprimento por 68 metros de largura; duas bilheterias e duas entradas; espaço para 180 convidados; placar eletrônico, acessibilidade para cadeirantes; iluminação com 172 refletores de dois mil watts cada, três arquibancadas.
A ampliação de 15 para 20 mil pessoas será feita por meio da ligação dos três setores de arquibancadas. O estádio poderá receber seleções durante o período de aclimatação para a Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas de 2016.
A iluminação foi projetada baseada nas exigências de transmissão de tevês e outro detalhe importante é o alambrado em policarbonato, de alta resistência e transparência. O projeto prevê a construção de um estacionamento para 2,5 mil veículos perto do Batalhão. Já a cobertura foi construída em estrutura metálica apoiada em pilares de concreto, feito com estaca-raiz calculada para agüentar possíveis vendavais.