Foto: Kaná Manhães
Reunião preparatória da 1° Conferência Municipal de Juventude foi realizada na secretaria de Governo
A Comissão Organizadora da 1° Conferência Municipal de Juventude realizou nesta quarta-feira (31) a primeira reunião preparatória para o evento. O encontro foi realizado na Secretaria Municipal de Governo e contou com a participação da comissão que é formada por representantes do poder público municipal, através do Conselho e do Fundo Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Legislativo e da sociedade civil, composta pela União Municipal dos Estudantes (UME), Escoteiros, Ong Pequena Semente e Viva Rio.
A conferência será realizada no dia 15 de setembro, no Auditório da Cidade Universitária, a partir das 9h.
O limite máximo de participantes na Conferência Municipal de Juventude será de 250 pessoas. As inscrições poderão ser feitas a partir de segunda-feira (5) no site da prefeitura: www.macae.rj.gov.br. Macaé levará 16 delegados para a etapa nacional que será realizada no período de 9 a 12 de dezembro, em Brasília (DF). O número de delegados é definido a partir do total de jovens do município que em Macaé somam cerca de 50 mil. O tema a ser abordado na conferência será a “Juventude construindo Macaé”.
Participaram da reunião o subsecretário de Governo, Fernando Amorim; o vereador Danilo Funke; o presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Antônio Felipe Gonçalves; o presidente da UME, José Neto; o representante do vereador Igor Sardinha, Magnun Assunção; do Viva Rio, Marcos Pereira Lopes; o gestor do Fundo Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDDCA), Elbio Gualda Fernandes; o contador do FMDDCA, Marcelo Vieira; o representante do 115° Grupo de Escoteiros, Jorge Antônio Souza Júnior; o representante da União dos Escoteiros do Brasil, Francisco Afonso e do assessor da Secretaria Municipal de Governo, Marco Túlio Benjamin.
- Estamos fazendo o lançamento oficial da 1° Conferência Municipal de Juventude que é um marco histórico para Macaé. Como em outros eventos, a secretaria de Governo realiza essa integração entre o poder público, a sociedade civil e o Legislativo, para que o evento traga uma série de conquistas para a juventude de nossa cidade. Durante a conferência serão debatidos diversos assuntos pertinentes aos jovens e que constarão de um texto base que será encaminhado para a etapa nacional que acontece em Brasília em dezembro – pontua Fernando Amorim.
A programação da 1° Conferência Municipal de Juventude constará de abertura às 9h, seguida de debate sobre “O jovem e a política”, com a presença de vereadores, deputados e representantes da juventude partidária; às 11h, o assunto será “Os jovens e os movimentos sociais”; entre 12h30 e 14h pausa para almoço e, a partir das 14h, reunião dos grupos de trabalho e discussão em cinco ambientes separados. Serão elaboradas cinco resoluções para serem encaminhadas à etapa nacional.
- Agradecemos a resposta imediata que o secretário de Governo, André Braga, nos respondeu à solicitação para a realização deste evento e o apoio que está nos dando para esta conferência que engloba vários movimentos da juventude macaense – disse o vereador Danilo Funke.
O presidente do CMDDCA destaca que a 1° Conferência irá discutir assuntos que nortearão políticas públicas para a juventude.
- Os temas que serão abordados nestes cinco grupos de discussão serão: educação e mercado de trabalho; qualidade de vida do jovem; realidade social e o jovem e a nova formação cultural através da comunicação. A partir do debate sobre esses assuntos estaremos encaminhando propostas para serem discutidas na etapa nacional. Aguardamos a participação da juventude macaense neste importante momento em que vamos discutir temas para a implementação de políticas públicas – explica Antônio Felipe Gonçalves.
As Conferências Estaduais serão realizadas entre os meses de setembro e outubro. Já a 2ª Conferência Nacional de Juventude, que acontece entre os dias 9 e 12 de dezembro, será norteada por três temas principais: Juventude - Democracia, Participação e Desenvolvimento Nacional; Plano Nacional de Juventude: prioridades 2011-2015; e Articulação e Integração das Políticas Públicas de Juventude.