logo

Comitiva de Macaé conhece Museu da Bíblia

10/04/2010 00:12:35 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Divulgação

Museu da Bíblia em Barueri é uma referência para o projeto que começa a ser elaborado em Macaé

O Museu da Bíblia, situado na cidade de Barueri, em São Paulo, foi visitado nesta semana por comitiva de Macaé formada pelo prefeito Riverton Mussi, o presidente da comissão que visa instituir o Museu da Bíblia em Macaé, pastor Nilson Mendonça e outros integrantes. A idéia que é o museu, em Macaé, tenha conotação ecumênica e seja um espaço para que o cidadão, não importa a religião, tenha acesso a informações bíblicas, acervos e traduções diversas.

- A interatividade está no projeto da instituição do Museu da Bíblica em Macaé e nossa visita ao Museu da Bíblia, em Barueri, foi importante para trocarmos informações com os organizadores e vermos a importância da divulgação para crianças, jovens e também adultos, da preservação histórica-religiosa da humanidade – comentou o prefeito Riverton Mussi.

Na cidade paulista, a comitiva foi recebida pelo presidente da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB). O pastor Nilson Mendonça lembrou que a Bíblia é um livro universal de quase todas as religiões. “A maioria das religiões se baseia na Bíblia, que é o livro dos livros. O presidente da SBB nos recebeu muito bem, conhecemos o museu e a impressora bíblica brasileira, onde são produzidas as Bíblias para as diversas religiões”, pontuou o pastor.

Ele ressaltou que a comissão está na fase de elaboração do projeto do museu em Macaé. “Será o primeiro Museu da Bíblia Municipal do Brasil, uma vez que em Barueri o museu é uma parceria”, detalhou.

Integrante da comissão de Macaé em visita a Barueri, Pablo Dias informou que a junção do moderno com o antigo é a tônica do projeto do Museu da Bíblia em Macaé. “Situações bíblicas estarão expostas para que o público conheça mais sobre a Bíblia, o Livro Sagrado que é a grande referência para o povo cristão”, disse Pablo.

Pelo projeto, o Museu da Bíblia de Macaé ficará na antiga primeira Igreja Batista, no Centro, onde hoje estão as instalações da secretaria de Ciência e Tecnologia. O pastor Maurício Crespo e o também integrante da comissão de instituição do Museu da Bíblica em Macaé, Edvaldo da Silva, participaram da visita.

Em Baueri, a comitiva conheceu os 900 metros quadrados do Museu da Bíblia, que está integrado a uma biblioteca bíblica, contendo 17 mil volumes, e ao Centro de Eventos.

Barueri passou a dividir com Cambridge, na Inglaterra, a responsabilidade de abrigar um acervo completo para a preservação das traduções da Bíblia realizadas no passado e as que ainda serão feitas no futuro. Os visitantes encontram no Museu da Bíblia, cerca de 3 mil títulos, entre os quais Bíblias e parte do texto bíblico, em mais de 200 idiomas; a bíblia Vulgata, de 1600; a primeira Bíblia em língua portuguesa em volume único, datada de 1819; várias miniaturas, incluindo o menor livro do mundo; além de uma réplica da prensa de Gutenberg.

Há espaços para adultos e crianças se divertirem. Está instalado um painel com jogo de conhecimento bíblico, sala de escuta com atividades de áudio e vídeo e jogos de perguntas e respostas a respeito da Bíblia, instalados em computadores. O Museu da Bíblia é uma parceria entre a Sociedade Bíblia do Brasil e a Prefeitura de Barueri.