logo

Competição de Jiu-Jitsu reúne 250 atletas no Ginásio Municipal

07/02/2011 14:58:59 - Jornalista: Thales Coutinho

Foto: Thales Coutinho

Competição reuniu atletas a partir da categoria infanto juvenil

Como acontece em todas as edições do Fest Verão Esportivo, o Jiu-Jitsu atraiu um grande número de competidores e amantes do esporte na manhã do último sábado (5) no Ginásio Municipal. Em uma competição de alta qualidade técnica, cerca de 250 competidores de Macaé e região entraram no tatame representando a arte marcial mais brasileira que existe. O Fest Verão é uma realização da Prefeitura de Macaé e organizado pela Fundação de Esporte e Turismo (Fesportur).

Atletas representando suas academias mostraram toda a técnica da arte vinda para o Brasil por imigrantes japoneses ainda no final do século XIX e aperfeiçoada pela família Gracie. Nos três tatames no centro do Ginásio Municipal, finalizações, quedas e raspagens foram distribuídas para delírio do bom público que compareceu ao evento.

Para Paulo César Maillet, um dos organizadores da competição, o Jiu-Jitsu é mais que uma arte marcial, é saúde, qualidade de vida e tem como um dos objetivos a integração dos atletas.

– É uma enorme satisfação realizar um evento como este, pois só engrandece o esporte. O Jiu-Jitsu em Macaé e na região vem crescendo a cada dia e o Fest Verão é um atrativo para atletas da arte marcial e de outras modalidades que podem mostrar sua técnica numa competição bonita e com toda infra-estrutura – declarou César.

A competição reuniu atletas a partir da categoria infanto juvenil. Porém, dois fatos chamaram atenção do público: o grande número de mulheres competindo e duas lutas exibição envolvendo atletas especiais, que emocionaram todos os presentes e foram aplaudidos de pé.

Ao final do evento, foram entregues troféus por equipe e a classificação ficou da seguinte forma:

1o Gracie Humaitá – 95 pontos
2o Nova União – 65 pontos
3o Gracie Barra – 43 pontos
4o Malafaia Team – 31 pontos
5o Bandite – 6 pontos

História do Jiu-Jitsu brasileiro

Vindo através de imigrantes japoneses para o Brasil ainda no final do século XIX, se estabeleceu no Brasil e propagado pela família Gracie, a arte marcial teve grande aceitação no país. Com mudanças nas regras internacionais do Jiu-Jitsu japonês, Carlos Gracie iniciou o primeiro caso de mudança de nacionalidade de uma luta, ou esporte, na história mundial. Anos depois, a arte marcial japonesa passou a ser denominada de Jiu-Jitsu brasileiro, sendo exportada para todo o mundo, inclusive para o Japão.

Fest Verão Esportivo continua

Dando prosseguimento as competições esportivas que movimentam o Fest Verão 2011, neste domingo (6) acontecem as finais da canoagem em Glicério e na Praia do Pecado o campeonato de Surf.