Novo Portal, mais serviços, informações e transparência. Essas foram as principais conquistas de 2010 da subsecretaria de Comunicação Social. Com oito meses de implantação, o novo portal teve 997.349 acessos – quase um milhão. Uma média de 4.156 (visitas únicas) internautas por mês, o que o consolida como importante fonte de informação, para a cidade, região e para todo o Brasil, considerando a importância de Macaé para a economia nacional.
Confira abaixo outras ações da subsecretaria em 2010:
O Impacto é Nosso, os royalties também
A resistência à emenda Ibsen foi uma grande luta travada em 2010. Criada pela Secom, o slogan “O impacto é nosso, os royalties também”, ganhou os adesivos, faixas, banners e camisas que se multiplicaram por toda Macaé e região, somando-se à campanha da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro) e do governo do Estado marcando presença na grande manifestação do Rio de Janeiro, ponto culminante da campanha.
O esforço de comunicação empreendido em Macaé e pelos demais municípios produtores, possibilitou agregar importantes apoios à ideia de que a atividade petrolífera, mesmo offshore, traz impactos às cidades, demandam mais serviços públicos e, por isso são merecedoras de compensação, tese principal para a manutenção dos royalties.
O veto presidencial à emenda que induz ao confronto, estados e municípios da Federação, resgata a justiça e a razão neste episódio. Afinal, são os municípios produtores, e no caso Macaé, os mais impactados pela atividade petrolífera e que sofrem todo o ônus desta riqueza que traz frutos para todo o país.
Inovações no Portal em 2010
Capitaneada pelas secretarias de Governo e Ciência e Tecnologia e subsecretaria de Comunicação, a reforma do Portal da Prefeitura proporcionou mais informações e serviços ao cidadão, melhor navegabilidade, criando espaço para as secretarias municipais e mantendo o mesmo nível e agilidade nas veiculações de releases e matérias sobre os serviços e projetos da Prefeitura. Em 2010, a Secom produziu cerca de quatro mil textos informativos, também convertidos em áudio, registrando centenas de eventos em quase 10 mil fotografias, acervo que se soma ao já existente e disponível para instituições e comunidade em geral.
Centenas de projetos, eventos e iniciativas contaram com o apoio de divulgação da Secom, através da assessoria de imprensa e de campanhas publicitárias, ferramentas imprescindíveis para o processo de comunicação entre o poder público e a população.
Além disso, por meio do Portal é possível ter acesso a diversos serviços que facilitam a vida da população, como consultar vagas de emprego, coleta de lixo e o trânsito da cidade, Programa Bolsa Estágio, Transporte Social Universitário (TSU) e a consulta de Infrações de Avanço de Sinal, tirar NFS-e - Notas Fiscais Eletrônicas, Consulta de RPS - Recibo Provisório de Serviços, IPTU, ISS, TTBI e muito mais.
Numa pesquisa realizada junto aos jornalistas da Secom, foram selecionadas três matérias consideradas as mais importantes do ano de 2010 veiculadas no Portal. São elas: Macaé é destaque nacional no índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (Trabalho e Renda, Educação e Saúde); ‘Planejando Macaé’ prioriza desenvolvimento humanizado (Governo e Planejamento); Continuam as ações de macrodrenagem do Programa Água Limpa (Obras) e Saúde: prefeitura vai investir mais 11% em 2011 (Saúde).
Transparência
Foi no ano de 2010 que o Portal passou a disponibilizar informações sobre a execução orçamentária municipal, além das destinações dos recursos advindos dos royalties do petróleo, processo que continua e se aperfeiçoa no decorrer de 2011.
As dezenas de reuniões com as comunidades promovidas pela Câmara Permanente de Gestão (CPG) na implementação do Orçamento Participativo, foram cotidianamente acompanhadas pelos profissionais da Secom, dando transparência a este importante processo para a cidadania municipal.
O atendimento à imprensa foi outro serviço relevante prestado pela Secom cujos profissionais prestam apoio a jornalistas em busca de informações, com destaque para o grande número de matérias feitas na cidade por veículos da imprensa nacional e internacional e que buscaram apoio na Secom para a produção de suas reportagens. Macaé foi destaque na edição do Jornal Nacional do dia 11 de março de 2010 pelo impacto que pode gerar a retirada dos royalties do estado do Rio de Janeiro e sua consequência direta no município. Os dados sobre o município foram todos recolhidos junto à Secom, que em tempo recorde pode auxiliar a editoria do jornal.