Foto: Ana Chaffin
Projeto Terça da Integração foi promovido na Praça Veríssimo de Melo, com diversos serviços. Próxima ação será no Sana.
A prefeitura de Macaé, por meio da Coordenadoria Municipal de Apoio Escolar (Cemeaes), promoveu na manhã desta terça-feira (5), o projeto Terça da Integração, em parceria com a secretaria de Educação , subsecretaria da Mulher e Fundação de Esporte e Cultura (Fesportur). Foram oferecidos serviços gratuitos de saúde, beleza e educação. O evento terminou às 12h, na Praça Veríssimo de Mello, no centro da cidade.
De acordo com o Coordenador do Cemeaes, José Carlos Passos, a realização do projeto é um mapeamento do que a comunidade necessita para melhorar a qualidade de vida.
- Através das ações, podemos criar um mapeamento para levantar a probabilidade de obesos, cardíacos e diabéticos dos moradores de todos os bairros para melhorar a saúde da população, comentou.
O objetivo do evento é orientar a população para prevenção de doenças, além de outros serviços.
- Implantamos o projeto desde 2009 e levamos para todos os bairros do município serviços gratuitos que já são realizados dentro das secretarias . Nosso objetivo é levar para as ruas mais saúde e educação para atender aos pais e filhos, além de prevenir doenças que às vezes as pessoas não sabem que possuem, explicou o presidente da Fundação de Esporte e Turismo (Fesportur), Alex de Moraes.
Ele ressaltou a importância da parceria com o secretário de Educação, Guto Garcia e com a subsecretária da Mulher, Vânia Deveza, que participam do projeto desde o começo .
A dona de casa Evanira Ribeiro, de 64 anos, moradora do Parque Aeroporto disse que devido aos problemas de saúde , acompanha todos os meses o projeto que a ajudam a monitorar a pressão arterial.
- Tenho hipertensão e sempre estou presente quando este evento é realizado. É muito importante a prefeitura de Macaé proporcionar para o cidadão, serviços tão importantes. Eu acho que todos devem participar, falou com entusiasmo.
O Cemeaes realiza o projeto Terça da Integração sempre na primeira semana do mês. Entre os serviços oferecidos estão aulas de ginástica , avaliação física, cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), risco cardíaco, aferição da pressão arterial, flexibilidade, corte de cabelo e sombracelha, artesanato de Páscoa, massoterapia, auriculoterapia e reflexo podal.
No dia primeiro de maio, a Terça da Integração estará no distrito do Sana, na região serrana do município.