Concurso leiteiro começa na Expo Macaé

27/07/2006 23:57:39 - Jornalista: Catarina Brust

A segunda noite da XXVII Expo Macaé, promovida pela prefeitura de Macaé, começou com grande movimento de público. A primeira ordenha do Concurso Leiteiro, realizada às 20h desta quinta-feira (27), movimentou o Pavilhão Bovino José Alves Machado. Vinte e seis vacas de produtores da região estão participando do concurso em três categorias diferentes: novilha, até 25 quilos e livre. Mariana, Olívia e Laerder são os animais que apresentaram maior pesagem de leite.

O Concurso leiteiro terá seis ordenhas, com intervalo de 12 horas. A próxima ordenha será às 8h, desta sexta-feira (28). A ordenha é medida pela pesagem por ser mais exata e não apresentar mudanças. Já a medição por volume apresenta alterações de acordo com a temperatura do ambiente. Se estiver frio ou quente, a quantidade de volume pode variar.

A categoria novilha tem seis concorrentes e é para os animais que tiveram a primeira cria e possuem de dois a quatro dentes. Mariana, com 12,44 quilos; Coruja, com 12,37 e Jaqueline, com 12,04 apresentaram os melhores resultados nesta primeira tirada do dia. A categoria até 25 quilos, com 13 participantes, é destinada aos animais que chegam mais próximo dos 25 quilos no dia. Olívia (12,42), Estrela (12,05) e Renascença (11,79) já estão na frente. A categoria livre, com sete concorrentes, é para o animal que dá mais leite. Estão na frente, Laerder (28,42), Divina (24,41) e Usina (21,54), são as melhores da primeira tirada da categoria livre.

- Antes do concurso ser iniciado é feita a esgota dos animais, todo leite é zerado, para todos os concorrentes começarem iguais. Após as duas tiragens no dia é feito o sub-total de cada animal. Teremos seis ordenhas em todas as categorias até o resultado final, explica o veterinário da Emater, Joilson Magalhães, que acompanha a pesagem do Concurso Leiteiro.