Condomínio Cidadão: mais 61 famílias se mudaram nesta terça

08/08/2006 14:38:54 - Jornalista: Simone Noronha e Maria Izabel Monteiro

A alegria continua no Condomínio Cidadão, no Bosque Azul, em Macaé. Mais 61 famílias se mudaram nesta terça-feira para as 307 casas populares construídas pela prefeitura no bairro da Ajuda. As famílias vieram da Rua Medeiros, área de invasão do bairro Nova Esperança. A mudança foi feita por equipes das secretarias de Planejamento e Serviços Públicos e da Empresa Municipal de Habitação Saneamento e Águas (Emhusa), com apoio da Guarda Municipal e do Forte Marechal Hermes.

Além da chave das casas, os moradores receberam almoço e uma cesta básica por família. Ao mudar, cada família foi visitada por funcionários da construtora, para verificar se tudo estava correto e quais as pendências, para serem tomadas as providências necessárias.

“Conseguimos fazer a mudança deste grupo em um só dia, já que algumas famílias se mudaram por conta própria”, disse o assessor da Secretaria de Planejamento, Edmilson Jório. A partir da próxima terça-feira, as mesmas equipes farão a mudança de mais 100 famílias da Ilha Colônia Leocádia.

As primeiras famílias que se mudaram foram as 62 que moravam em pousadas e abrigos pagos pelo município. A expectativa é de que até o próximo dia 23 todas as famílias que receberam as residências do Bosque Azul já estarão assentadas no Condomínio.

Durante seis meses a Emhusa estará no Condomínio Cidadão, com equipe para acompanhar os moradores, prestando a eles a assistência necessária para a adaptação na nova moradia. “A filosofia do Condomínio Cidadão não é só assentar as famílias, mas acompanhar todo esse processo de mudança e adaptação no novo ambiente”, disse o presidente da Emhusa, José Cabral.

As casas do Condomínio Cidadão fazem parte do programa habitacional do município, que só este ano já destinou R$ 16 milhões em obras e projetos. O condomínio tem 307 casas que foram destinadas a famílias que vivem em área de risco e de preservação ambiental. O condomínio tem infra-estrutura completa, com muro e duas portarias, ruas asfaltadas, iluminação completa, estação de tratamento de esgoto própria, rede de água e de gás canalizado.

Como condomínio fechado, o Condomínio Cidadão tem regras pré-definidas, com controle de acesso de quem entra e sai. A prefeitura fica responsável pela segurança durante seis anos, como está definido no projeto para consolidação do processo de assentamento das famílias.

O Condomínio é formado por dois blocos e cada um terá uma área de lazer com quadra poliesportiva e espaço para entretenimento. São quatro ruas principais e 35 vias transversais. Conta com 200 residências de um quarto, cem de dois quartos e sete totalmente adaptadas para portadores de necessidades especiais, com portas especiais, barras de inox, banheiros e rampas.