logo

Conferência discute Sistema Único de Assistência Social

05/08/2011 13:58:48 - Jornalista: Lione Acácia - estagiária

Foto: Kaná Manhães

Objetivo da Conferência é verificar e avaliar como está a política pública municipal de assistência social

Com o tema “Consolidar o Sistema Único de Assistência Social e Valorizar os seus Trabalhadores", a 8ª Conferência Municipal de Assistência Social está mobilizando a categoria nesta quinta e sexta-feira em Macaé. O evento é realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e pelo Conselho Municipal de Assistência Social (Comas), e tem como objetivo verificar e avaliar como está a política pública municipal de assistência social, além de propor diretrizes para o desenvolvimento do trabalho.

A abertura da Conferência aconteceu nesta quinta-feira (4) na Cidade Universitária, com a presença de representantes governamentais e da sociedade civil. A palestra de abertura foi feita por Bruno Coutinho, gerente de projetos sociais no PAC Social do Complexo do Alemão. A programação termina nesta sexta-feira, às 17h.

- Vejo a Conferência como uma oportunidade de avaliar a assistência social de um modo geral, quer pelos serviços prestados pela iniciativa pública ou privada, e ainda um momento oportuno para propor as diretrizes que visam superar ou minimizar as vulnerabilidades sociais, disse a presidente do Comas, Leni Rangel.

Aproveitando a presença de representantes da Câmara de Vereadores, a presidente do Conselho aproveitou para pedir que seja idealizada uma frente parlamentar em defesa da Assistência Social, já que são 62 instituições inscritas no Comas.

Para a secretária de Desenvolvimento Social, Nilmara Valadares, o evento é uma forma de valorizar a política pública na área. “Aqui em Macaé temos uma visão que abrange tosos os usuários, esse é o nosso fator principal. Nós só existimos porque alguém depende do nosso trabalho. Um momento de discussão como esse ajuda a melhorar a política existente no município e o serviço oferecido ao usuário”, disse ela.