Foto: Ana Chaffin
Conferências livres antecipam evento que será realizado no dia 15, na Cidade Universitária, a partir das 9h.
A Conferência Municipal de Juventude será realizada no dia 15 (quinta-feira), a partir das 9h, na Cidade Universitária e tem como tema “A Juventude Construindo Macaé”. As inscrições estão disponíveis no site da Prefeitura de Macaé (www.macae.rj.gov.br). Já confirmaram presença os deputados estaduais Rafael Picciani (PMDB) e André Lazaroni (PMDB), Rodrigo Abel (presidente do Conselho Estadual de Juventude), Alan Borges (superintendente estadual de Juventude) e Daniel Iliescu (presidente da União Nacional dos Estudantes – UNE).
O limite máximo de participantes na Conferência, com direito a voto para ser delegado na etapa nacional, é de 250 pessoas. Como convidado, sem direito a voto, o limite é de 100 participantes. O evento é coordenado pela Secretaria Municipal de Governo e pela Comissão Organizadora da Conferência Municipal de Juventude. A comissão é formada por representantes do poder público municipal, através do Conselho e do Fundo Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Legislativo e da sociedade civil, composta pela União Municipal dos Estudantes (UME), Escoteiros, Ong Pequena Semente e Viva Rio.
Macaé levará 16 delegados para a etapa nacional que será realizada no período de 9 a 12 de dezembro, em Brasília (DF). O número de delegados é definido a partir do total de jovens do município que em Macaé somam cerca de 50 mil.
- Estamos nos reunindo periodicamente com a Comissão Organizadora da Conferência Municipal para acertamos todos os detalhes para o evento que acontece dia 15. Como em outros eventos, a secretaria de Governo realiza essa integração entre o poder público, a sociedade civil e o Legislativo, para que esta conferência traga uma série de conquistas para a juventude de nossa cidade. A Secretaria de Mobilidade Urbana solicitará ao Sistema Integrado de Transporte a identificação dos veículos coletivos que passarão pela Cidade Universitária no dia do evento para atender todos os jovens do município, inclusive da serra, que irão ao evento. – explicou Fernando Amorim.
Na terça e nesta quinta-feira (6 e 8), foram realizadas mais duas reuniões preparatórias para o evento com a participação do subsecretário de Governo, Fernando Amorim, o presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA), Antônio Felipe Gonçalves, o representante da Juventude do Partido dos Trabalhadores (PT), Rafael Amorim, a representante do Movimento Mídia Jovem, Jenifer Maciel, o presidente da União Municipal de Juventude (UME), José Alexandre Neto; capitão Resende o representante do gabinete do vereador Igor Sardinha, Magno Assumpção, o assessor da Secretaria Municipal de Governo, Marco Túlio Benjamin e o representante da União dos Escoteiros do Brasil, Francisco Afonso e o representante do gabinete de Danilo Funke.
Cinco eixos de discussão
A programação da 1° Conferência Municipal de Juventude constará de abertura às 9h, seguida de debate sobre “O jovem e a política”, com a presença de vereadores, deputados e representantes da juventude partidária; às 11h, o assunto será “Os jovens e os movimentos sociais”; entre 12h30 e 14h pausa para almoço e, a partir das 14h, reunião dos grupos de trabalho e discussão em cinco ambientes separados.
Cada um dos 250 participantes da conferência poderá escolher entre um dos cinco eixos que constarão do texto base que será encaminhado à etapa nacional. Os eixos são: Qualidade de Vida dos Jovens: Esporte, Lazer, Meio Ambiente e Saúde para os Jovens; Educação e Mercado de Trabalho para os Jovens; Jovem e a nova formação cultural através dos meios de comunicação: Cultura e Comunicação; A realidade social da Juventude: Violência e Direitos Humanos e Os anseios da Juventude Macaense. Participação do Jovem na cidade de Macaé.
Conferências Livres
O presidente do CMDDCA explica que duas Conferências Livres, preparatórias para a Conferência Municipal, acontecerão neste final de semana.
- Teremos uma Conferência Livre de Juventude do Movimento Escoteiro, no sábado (10), a partir das 10h, no Auditório da Pesagro, no bairro do Horto e a Conferência Livre de Juventude do Sana, às 16h, na base operacional avançada da Secretaria de Meio Ambiente, no Arraial do Sana. A partir do debate sobre os cinco eixos que serão discutidos na Conferência Municipal de Juventude, estaremos encaminhando propostas para serem discutidas na etapa nacional. Aguardamos a participação da juventude macaense neste importante momento em que vamos discutir temas para a implementação de políticas públicas – explica Antônio Felipe Gonçalves.
As Conferências Estaduais serão realizadas entre os meses de setembro e outubro. Já a 2ª Conferência Nacional de Juventude, que acontece entre os dias 9 e 12 de dezembro, será norteada por três temas principais: Juventude - Democracia, Participação e Desenvolvimento Nacional; Plano Nacional de Juventude: prioridades 2011-2015; e Articulação e Integração das Políticas Públicas de Juventude.