Foto: Divulgação
Objetivo é que o CMDDCA seja um fomentador de políticas públicas
O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Macaé (CMDDCA) abriu espaço na sua reunião mensal para a apresentação dos projetos da Secretaria Municipal de Educação. A reunião aconteceu na sede do CMDDCA e contou com presença de representantes de diversos órgãos públicos e organizações sociais.
Segundo o presidente do Conselho, Antonio Felipe Gonçalves, a ideia da diretoria é que o CMDDCA seja um fomentador de políticas públicas e, principalmente, ajude ao poder público na efetivação de políticas para as crianças e adolescentes do município. "Entendemos que, dentro do poder público municipal, a Secretaria Municipal de Educação, através de suas subsecretarias, deve ser uma das principais parceiras do Conselho, uma vez que temos a função da apoiá-los, levantando demandas e apresentando políticas públicas", explicou o presidente.
Entre os projetos e programas apresentados pela secretaria estavam implantação do passe eletrônico, educação especial de inclusão e a ampliação do número de vagas na rede pública. “É importante destacar que, em nenhum momento tivemos medo de encarar o desafio de mudar a educação de Macaé para melhor. Agora, começamos a colher os louros”, destacou a secretária de educação Marilena Garcia, também vice-prefeita de Macaé.
Durante a reunião, a secretária aproveitou para explicar sobre as mudanças implementadas em relação ao passe escolar. “Foi importante a implantação do passe eletrônico, pois havia se criado uma cultura em que o passe de papel se transformou em moeda paralela. Isso atrapalhava o desenvolvimento do jovem, que acabava sem passe para ir à escola”, ressaltou.
Marilena aproveitou para responder algumas questões levantadas pelos presentes, como por exemplo, o número de vagas na rede pública e a melhoria das instalações físicas. "Encontramos uma estrutura de educação que estava, de certo ponto, precisando de modificações. Reformamos escolas, através de mutirões, construímos unidades novas e com isso, conseguimos ampliar a rede, para conseguir absorver a demanda de vagas que existe em Macaé, e que não para de crescer", enfatizou.
De acordo com Antonio Felipe, a reunião foi positiva, pois mostrou que o poder público municipal e a sociedade estão reconhecendo o papel fundamental do CMDDCA, na garantia dos direitos da criança e do adolescente. "Fazemos questão de ressaltar que é fundamental a união para conseguirmos resolver os problemas sociais de Macaé. Por isso, estamos à disposição para apoiar todas as ações governamentais ou não, que visem a proteção integral da criança e do adolescente, com vistas ao fortalecimento de todos. Se cada um se fortalecer no desempenho de suas funções, a criança e o adolescente serão os principais beneficiados", destacou o presidente do CMDDCA.
Além da secretária de educação, a reunião contou com a presença das subsecretárias Rozelene Salgado (administrativa), Márcia Helena de Azevedo (educação infantil), Gelda Maria Tavares (pedagógica), além de membros da Secretaria Municipal de Assistência Social, Procuradoria Geral, subsecretaria de Acessibilidade, Amada, 115º Grupo Escoteiro do Mar Macahé e equipe do CAPSI.
As reuniões ordinárias do CMDDCA acontecem sempre na primeira terça-feira do mês, na sede do órgão, que funciona na Rua Papa João XXIII, nº 47, Centro, e são abertas a toda população. Os contatos do CMDDCA para mais informações são 27724268 ou cmddca@macae.rj.gov.br.