logo

Conselho da Criança e do Adolescente recebe doação para projetos

03/03/2011 16:28:30 - Jornalista:

Prefeita em exercício participa da entrega do cheque simbólico

A campanha “Amanse esse Leão”, organizada pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Macaé (CMDDCA) começou a colher os frutos. A concessionária de energia Ampla realizou uma doação para as ações do órgão para o ano de 2011.

A entrega do cheque simbólico aconteceu na manhã desta quinta-feira, e contou com as presenças da prefeita em exercício de Macaé, Marilena Garcia, e do presidente do Conselho, Antonio Felipe Gonçalves, além do gestor do Fundo, Elbio Gualda e da representante da Ampla Valdinéia Faturini. “Acredito que essa será apenas a primeira de muitas doações”, exaltou a prefeita em exercício.

Marilena destacou ainda a importância das pessoas e empresas terem responsabilidade social e se comprometerem em ajudar a minimizar os problemas dos municípios onde atuam.

- Faço questão de estar presente nesse momento, pois é um reconhecimento ao trabalho que o Conselho tem feito em prol das crianças e adolescentes do município. Essa parceria entre poder público, sociedade civil e empresas deve ser sempre estimulada, principalmente em um município como Macaé. Juntos, com cada um fazendo a sua parte, a gente consegue mudar a realidade, destacou.

A representante da Ampla esclareceu ser prática da empresa desde 2007 fazer doações para a implantação de ações junto ao público infanto-juvenil.

- A Ampla, dentro do seu compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, promovendo o crescimento das comunidades atendidas, acredita que o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, exerce papel fundamental na assistência, educação, saúde e inclusão social do público infanto-juvenil, ressaltou.

Além do cheque simbólico, foi entregue uma carta destinada ao prefeito Riverton Mussi e ao presidente do CMDDCA Antonio Felipe, ressaltando que a Ampla escolheu entre os 66 municípios de sua área de atuação presentear Macaé doando R$ 18 mil ao Fundo.

- Também estamos estimulando nossos funcionários a fazerem doações. E, sabendo que o Conselho de Macaé está organizado de tal forma, é um incentivo a mais para a Ampla continuar a doar e, com certeza para nossos funcionários ajudarem também, destacou.

Antonio Felipe explicou que o CMDDCA, através do Fundo da Criança, financia as ações do com verba oriunda do orçamento municipal, multas aplicadas pelo Poder Judiciário e de doações de pessoas físicas e jurídicas.

- Ações como essa da Ampla, ratificam que estamos no caminho certo. Esperamos que sirvam de incentivo para que mais empresas e pessoas físicas façam suas doações e ajudem na execução de projetos do CMDDCA”, destacou.

O gestor do Fundo explica que as doações podem ser feitas durante todo o ano, através de depósito na conta corrente 31.970-1, agência:6128 do banco Itaú. Após isso, o Conselho emitirá um recibo, que deve ser declarado no Imposto de Renda.

- A pessoa física poderá doar até 6% do imposto devido, já a pessoa jurídica até 1%. Futuramente quando o site estiver finalizado, as contribuições poderão ser feitas por meio de boleto que estará disponível em nossa página, informou.

O presidente fez questão de destacar a importância de se recuperar a credibilidade do Conselho e do Fundo, para que as empresas passassem a enxergar com outros olhos a possibilidade de doações.

- Após os presidentes anteriores terem “arrumado a casa”, organizando o funcionamento do Conselho, é a hora de realizamos projetos e ajudar a mudar para melhor a infância e a juventude macaense. É importante destacar o apoio da prefeitura, que fornece toda a estrutura para o funcionamento do órgão e também a relação harmoniza entre Fundo e Conselho”, finaliza Antonio Felipe, presidente do CMDDCA.

O Fundo possibilita a municipalização de recursos e dá maior autonomia para o contribuinte do imposto de renda. Com ele, um cidadão ou empresário poderão destinar do seu Imposto de renda devido para iniciativas sociais de sua própria cidade, ao invés de destinar o valor para a União. Isso dá maior agilidade e transparência a todo o processo no uso do dinheiro público. Informações adicionais sobre o assunto, também poderão ser obtidas do telefone (22) 2757-2213 ou pelo email cmddca@macae.rj.gov.br.

Contas aprovadas - Na última semana as contas do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDA) do exercício de 2009, foram aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ).

Antonio Felipe destaca ainda que a aprovação das contas do exercício de 2009 comprova que o trabalho desenvolvido pelo conselho está sendo bem realizado. Ele ressalta ainda que todo o dinheiro aplicado nos projetos estarão disponíveis até o final do mês de março no site: www.cmddcamacae.rj.gov.br, que atualmente está em construção.