logo

Conselho de Nutricionistas lança campanha em Macaé

04/04/2011 17:09:16 - Jornalista:

A obesidade no Brasil já ganha contornos de epidemia. Mantido o ritmo atual de crescimento, em dez anos o número de pessoas acima do peso equivalerá a 30% da população brasileira – percentual dos Estados Unidos, onde a obesidade é um sério problema de saúde pública. Este índice assustador levou os conselhos de nutricionistas a incluírem a obesidade entre os temas da campanha nacional em comemoração ao Dia de Saúde e Nutrição (31 de março).

Após o lançamento na cidade do Rio, a próxima etapa da campanha será no norte-fluminense, onde está previsto debate com nutricionistas da região no auditório da Cidade Universitária da UFRJ (Av. Aluísio da Silva Gomes, 50 – Granja dos Cavaleiros - Macaé), na próxima quarta-feira (6), às 9h. Está confirmada a presença do Conselho Regional de Nutricionistas (CRN4), da Associação dos Nutricionistas do RJ (Anerj) e do Sindicato (Sinerj).

O projeto, que está sendo chamado de CRN-4 Itinerante, tem o objetivo de estreitar a relação com os nutricionistas da região e promover uma programação científica, com oficinas e debates sobre boas práticas de alimentação. A Campanha contra a Fome, a Obesidade e o Desperdício será estendida até 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação.

De acordo com a Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada em 2010, o percentual de pessoas com excesso de peso e obesidade aumentou em todas as regiões do país, faixas etárias e faixas de renda. Já são mais de 30% das crianças entre cinco e nove anos, cerca de 20% de jovens entre 10 e 19 anos e 48% das mulheres e 50,1% dos homens acima de 20 anos. Entre os 20% mais ricos, o excesso de peso chega a 61,8% na população com mais de 20 anos. Também nesse grupo concentra-se o maior percentual de obesos: 16,9%.