Atenta aos anseios da população jovem, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA) iniciou a mobilização pela realização da I Conferência Municipal de Juventude de Macaé.
Convocada pela presidente Dilma na última semana, a Conferência Nacional, que acontecerá em dezembro em Brasília, também forneceu os calendário para que municípios e estados realizem às suas conferências, além de definir a temática a ser discutida pela juventude.
De acordo com Antonio Felipe Gonçalves, que, além de presidente do CMDDCA é faz parte do Conselho Nacional da Juventude, as conferências também são espaços de ratificação de apoios a movimentos, manifestos e propostas que perpassem a garantia de direitos da criança e do adolescente.
- Uma de nossas metas é o amplo esforço para que tanto em âmbito municipal, estadual e federal os jovens sejam protagonistas na construção de seus direitos, ressaltou Antonio Felipe.
Em reunião com o Superintendente Estadual de Juventude, Allan Borges, ficou acordado que Macaé será um dos municípios prioritários nas ações do governo na área.
- Precisamos reverter esse quadro, que coloca Macaé como um dos municípios com os maiores índices de homicídios de adolescentes e jovens. Por isso, o Governo do Estado, através da Superintendência de Juventude, em parceria com o CMDDCA está trabalhando para implantar um Centro de Referência da Juventude ainda esse ano no município, destacou Allan.
Na continuidade pela mobilização pela Conferência Municipal de Juventude, no próximo dia 18, às 10h o CMDDCA estará realizando mais uma palestra sobre o Pacto pela Juventude, dessa vez com o superintendente estadual. O evento acontecerá na sede do CMDDCA Macaé, que fica na Avenida Papa João XXIII, e será aberto à população