Foto: Graziele de Marco
Integrantes do Conselho puderam conhecer pesquisas desenvolvidas pela instituição e o Laboratório de Meteorologia
Os membros do Conselho Municipal de Inovação Ciência e Tecnologia estiveram nesta quarta-feira (25) à tarde em visita às instalações da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) em Macaé. Durante a visita, os conselheiros puderam conhecer o trabalho de pesquisa que é desenvolvido pelos professores ligados à instituição e o Laboratório de Meteorologia (Lamet), fundado há quase dois anos.
De acordo com Omar Machado, presidente do Conselho, a visita teve como principal objetivo conhecer a instituição e as possibilidades de parceria. “É inegável a importância da Uenf – Macaé para a inserção de mão de obra nacional no mercado offshore, que tradicionalmente emprega mão de obra estrangeira. E o Lamet vem com uma proposta de pesquisa em previsão meteorológica e energias alternativas e renováveis. É um trabalho que também pode contribuir muito com o crescimento da região”, comentou.
O professor Valdo da Silva Marques, chefe do Lamet e vice-presidente do Conselho, explicou que há um projeto de expansão não só do laboratório, mas do campus Macaé da Uenf, e que para sua concretização, parcerias, em especial com a Prefeitura de Macaé, são de suma importância.
A equipe conheceu durante a visita, as pesquisas desenvolvidas pelos professores José Ricardo Siqueira, Nivaldo Silveira Ferreira, José Carlos Mendonça e o técnico Sérgio Xavier Manhães, além da estação metereológica, fundamental para a apuração de dados reais para as simulações nos modelos matemáticos, e do acesso aos dados reais do satélite GOES-2, que auxiliam nas previsões. “Temos grande interesse em parcerias com a prefeitura”, ressaltou o professor Valdo.