Conselho Municipal dos Direitos da Mulher recebe Moção Honrosa de Reconhecimento

26/09/2023 14:39:00 - Jornalista: Cris Rosa

Foto: Rui Porto Filho

Honraria foi entregue em cerimônia realizada nesta segunda-feira (25), no Paço Municipal

A dedicação ao trabalho durante o período da pandemia levou o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM) a receber Moção Honrosa de Reconhecimento concedida pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher/RJ (CEDIM). A honraria foi entregue em cerimônia realizada nesta segunda-feira (25), no Paço Municipal. Na ocasião também foram comemorados os 22 anos do órgão municipal.

O evento contou com a presença da presidente do CEDIM, Edna Calheiros, e da Superintendente de Articulação Institucional e Políticas Transversais da Secretaria de Estado da Mulher e secretária de Finanças do CEDIM, Aline Inglez. A secretária de Políticas para as Mulheres, Sheila Juvêncio, representou o prefeito Welberth Rezende.

A presidente do COMDIM, Adriana Leclerc, iniciou a programação falando sobre a importância da realização do evento. “É um momento muito gratificante para nós, conselheiras. Essa gestão teve início na pandemia e falar sobre isso significa que vencemos. Agradeço a tantas outras mulheres que abriram os caminhos para que chegássemos aqui, em especial a minha mãe e toda sua trajetória na luta pelos direitos das mulheres”, destacou.

O COMDIM é um órgão vinculado à Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres e conta com representantes de instituições da sociedade civil e do poder público. A atuação do conselho é um importante fator na construção de políticas públicas voltadas para a mulher, como destacou a Superintendente de Articulação Institucional e Políticas Transversais da Secretaria de Estado da Mulher e secretária de Finanças do CEDIM, Aline Inglez.

“Hoje o Estado tem, pela primeira vez, uma Secretaria da Mulher e essa existência é uma conquista de todas nós. Essa é a grande importância da parceria com as conselheiras, caminhando junto à gestão municipal, para que as políticas públicas sejam corretas e atendam, de fato, as necessidades das mulheres”, ressaltou Inglez.

No total, 37 conselheiras municipais receberam a homenagem. A honraria foi concedida a todos os 38 conselhos dos Direitos da Mulher com atuação no Estado do Rio de Janeiro.

“A valorização do trabalho destas mulheres é de suma importância, especialmente pela atuação em um momento tão desafiador como a pandemia. Mais do que merecido que recebam esse reconhecimento de um órgão tão importante como o CEDIM, um dos primeiros conselhos de direitos da mulher do país”, pontuou Sheila Juvêncio.

Conhecida por sua atuação social e na luta pelos direitos da pessoa com deficiência, Vânia Tolipan, muito emocionada, agradeceu em nome de todas as conselheiras. “Obrigada a todos por este momento. Participo há 25 anos de diversos conselhos porque acredito que exercem um papel fundamental na sociedade”, finalizou.


Fotos Relacionadas