logo

Construtora faz visita ao Parque Atalaia

07/02/2012 15:22:14 - Jornalista: Tathiana Campolina

Uma equipe de onze profissionais da construtora MRV visitou o Parque Natural Municipal Atalaia na última semana. A idéia da expedição ecológica surgiu após uma proposta do secretário de Ambiente, Maxwell Vaz, para os representantes da empresa em Macaé.

- Estamos em contato com empresas de grande porte que estão em Macaé, principalmente as construtoras, para conhecerem o Parque Atalaia, com o objetivo de sensibilizá-los da importância de preservar a área. Com isso, nos licenciamentos ambientais que tiver a condicionante de reserva legal eles podem adquirir áreas ao redor da unidade de conservação, a fim de incorporá-las, aumentando a área do parque e garantindo maior preservação do bioma, explicou Maxwell.

A gerente de desenvolvimento imobiliário do norte fluminense da empresa, Giselle Tiradentes, aprovou a proposta do secretário.

- Com certeza dentro dos próximos dois anos vamos adquirir uma área na região, o parque é muito lindo e superou nossas expectativas. Vamos avaliar áreas que sejam vitais para o parque. A gente tem a exigência da lei, mas temos que tornar essa exigência efetiva, doar áreas onde há a possibilidade de preservação e ajudar a recuperar outras áreas, salientou.

O engenheiro florestal Fernando Soares Gonçalves, analista de licenciamento da construtora, acrescentou que a proposta é a mais viável na região. “Na cidade, onde as pessoas costumam pedir a reserva legal, não é mais funcional do ponto de vista ecológico. Não conhecia o parque e sua criação para a manutenção da vegetação e fomento de pesquisa na região é fundamental”, ressaltou.

Giselle acrescentou que a expedição ecológica com a equipe foi um momento importante.

- É importante fortalecer a questão da sustentabilidade e cuidados com o meio ambiente, que a empresa já tem na sua política. Através da visita nós saímos do conceito. Além disso, a visita foi muito importante para a questão emocional dos funcionários, pois trabalhamos muito e é importante retirar os funcionários um dia do escritório. Temos pessoas aqui na equipe, por exemplo, que tinha aversão à trilha e ela conseguiu superar o seu medo com a ajuda do grupo e isso é muito importante para o ambiente de trabalho e união do grupo. A expedição atendeu todas as expectativas, tanto na questão ecológica, quanto na função profissional, finalizou.