logo

Cônsul da África do Sul propõe intercâmbio com Macaé

19/05/2010 18:39:21 - Jornalista: Waleska Freire

Foto: Divulgação

Marilena Garcia e a aluna da rede municipal entregam as cartas ao Cônsul

No evento realizado nesta quarta-feira (19), na Cidade Universitária, o Cônsul Honorário da África do Sul no Rio de Janeiro, Sr. Dom Philippe Tasso de Saxe Coburgo e Bragança, propôs a apresentação de um projeto da Secretaria Municipal de Educação visando o intercâmbio de alunos e professores com a África do Sul.

Após os jogos da Copa do Mundo, a secretária Municipal de Educação e Vice-prefeita, Marilena Garcia, a coordenadora do Programa Minha Escola Querida, Sônia Terezinha, e o assessor de Relações Exteriores da Prefeitura de Macaé, Adolpho Moura, irão se reunir no Rio de Janeiro para apresentar a proposta ao Cônsul.

Marilena Garcia recebeu o Cônsul na Cidade Universitária, onde foram apresentados os programas desenvolvidos na Educação envolvendo as questões raciais. Dom Philippe Tasso de Saxe Coburgo e Bragança, recebeu das mãos da aluna da Escola Municipal do Engenho da Praia, Jéssica de Souza Barcelos, 52 cartas que os alunos da rede municipal escreveram para os alunos da África durante a edição do Literarte 2010, realizada mês passado, com o tema “Todos rumo à África do Sul”. As cartas e envelopes foram entregues originalmente com tradução em Inglês.

A campanha das cartas no Literarte foi desenvolvida pelo Programa Minha Escola Querida e contou com a participação de alunos de 15 escolas da rede. O Cônsul assistiu a uma apresentação de Capoeira do Mestre Dino com alunos da rede e a um show de dança cultural da professora Fábia da Escola dos Pescadores.

O Cônsul fez um city tour sob a coordenação do subsecretário de Turismo, Rosalvo Junior, e finalizando a visita teve uma reunião, durante um almoço, com o subsecretario de Indústria e Comércio de Macaé, Edmilson Gonçalves para tratar de negócios que visam o desenvolvimento econômico do município.

A mesa principal foi composta pela diretora da Escola Wanderley Quintino, Lídia Catarina, o coordenador do projeto Africanidade - História da África, professor, Jorge Luís, a coordenadora da pós-graduação “Afrocartografias, marcas da travessia do negro no Atlântico”, Sônia Santos, a coordenadora do programa Minha Escola Querida, Sônia Terezinha, o vice-presidente da Fundação de Esporte de Macaé (Fesporte), e responsável pelos projetos sociais, Anderson Rangel Campos, o assessor de Relações Exteriores da Prefeitura de Macaé, Adolpho Moura, a secretária municipal de educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, o vice-presidente da Funemac, Joelson Tavares, e o Cônsul.

Marilena Garcia, falou sobre a criação e execução no ano passado da I Semana da Consciência Negra na Educação, o trabalho desenvolvido para implantação da Lei 10.639, que torna obrigatório a disciplina História e Cultura Afro brasileira na grade curricular, a Pós Graduação Afro, a realização do Literarte 2010 com o tema "Todos Rumo a África do Sul" e a ação da Educação que através do Programa Minha Escola Querida que idealizou e promoveu essa campanha das cartas.

“Macaé é um dos poucos municípios da região que trabalha a conscientização racial de forma continuada. A Semana Municipal da Consciência Negra está integrada oficialmente ao calendário do município. Este ano, no Literarte, cada unidade escolar participante desenvolveu pesquisas sobre a Geografia, Cultura ou Esporte da África. Trabalhamos com cursos e oficinas para os servidores a fim de cumprir a Lei e instituir a disciplina História e Cultura Afro brasileira na grade curricular, e temos uma Pós-graduação “Afrocartografias, marcas da travessia do negro no Atlântico”, disse Marilena.