logo

Continua processo de mudança de famílias em áreas de risco

30/04/2019 12:33:00 - Jornalista: Mônica Braga

Foto: Guga Malheiros

Beneficiários encontram segurança, conforto e qualidade de vida no novo lar

A Secretaria Adjunta de Habitação, em torno das ações ligadas à mudança dos beneficiários para as 128 Unidades do Conjunto Habitacional Carlos Emir Mussi, continua realizando o processo de demolição das construções localizadas em áreas impróprias do Complexo da Ajuda. Paralelamente a esta ação, está o acompanhamento feito pela equipe técnico-social da Habitação aos novos moradores.

A equipe é formada por engenheiros, arquitetos e assistentes sociais. Para a engenheira, Alessandra Schueler, é de suma importância essa dedicação aos beneficiários antes, durante e depois da mudança para a nova residência. "O trabalho contínuo de acompanhamento faz a diferença, cada etapa do processo foi bastante significativa", disse a engenheira, acrescentando que os beneficiários tiveram acompanhamentos por meio de oficinas para o melhor convívio em grupo, visitas guiadas, informações sobre a planta e pavimentos da nova moradia, conhecimentos sobre adaptações para necessidades especiais, isso tudo antes da mudança para melhor planejamento.

Demolição

Iniciada em abril, essa ação faz parte do cronograma de entrega das 128 casas no Conjunto Habitacional Carlos Emir Mussi. O trabalho conta com uma força-tarefa composta pela Secretaria Adjunta de Habitação e diversos órgãos. Toda e qualquer demolição foi autorizada pelo morador/beneficiário.

Essa força-tarefa conta com a equipe de Pronta Ação que é formada por integrantes da Secretaria de Ordem Pública; Desenvolvimento Social e Direitos Humanos; Secretaria Adjunta de Serviços Públicos; Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade; Procuradoria Geral do Município e Habitação, além das polícias Civil e Militar.

Para a secretária de Habitação, Tânia Jardim, é fundamental a participação de todos. "Torna mais eficiente tudo que se realiza em equipe, fazendo com que o objetivo seja alcançado com segurança e tranquilidade, o bem comum em primeiro lugar", registrou a secretária.

Mudança - Os beneficiários, oriundos de construções localizadas em área de risco, mudaram para o Conjunto Habitacional Carlos Emir Mussi, localizado no Bosque Azul. No início do mês de abril, foi realizado cerimonial, onde o governo entregou as chaves do novo imóvel.

Para o prefeito Dr. Aluízio, esse momento da entrega das chaves materializa todo o processo. "O governo precisa completar sua tarefa. Não adianta a família sair de um lugar de risco e não ter onde ficar. Momento como este é a conclusão de um trabalho pois, em todo esse processo, o que mais importa é a população que vivencia tudo isso", pontuou o prefeito.

Os beneficiários apontaram a mudança como forma positiva e, até, como realização de sonho de morar num lugar seguro e saudável. "Trouxe minhas coisas aos poucos, e finalmente estou em minha casa, com tudo em ordem. Gostei muito da minha nova moradia, segurança e bem-estar", falou Guilherme Santos.

Sebastiana Gomes, externou toda dificuldade do que é viver na pele essa mudança para, depois de tantos danos, estar em sua casa própria e segura. "Confesso que toda essa mudança me assustou muito, sofri, passei pela pousada, aliás, com toda estrutura para atender a população que precisou. Mas ter que sair do "nosso canto" é doloroso demais. Agradeço por esse momento e, hoje, sei que mudar foi preciso, para minha saúde e mais qualidade de vida", relatou Sebastiana.

A aposentada Geni dos Santos pontuou principalmente sobre a segurança. "Lugar limpo, confortável e seguro, mudei minha vida completamente", disse a aposentada.


Fotos Relacionadas