logo

Continua reconstrução da orla da Praia dos Cavaleiros

30/10/2013 15:58:00 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: Ana Chaffin

Trecho em reconstrução possui 800 metros e inclui paisagismo, urbanização e iluminação

A prefeitura investe na reconstrução da orla da Praia dos Cavaleiros, um dos locais mais frequentados por moradores e turistas para o lazer. As obras são feitas com recursos próprios da prefeitura e estão orçadas em R$ 12.026.565,52. As ações na orla começaram em abril de 2013 e o prazo para conclusão é março de 2014.

As intervenções incluem, além da recuperação da orla, a construção de postos salva-vidas e reconstrução dos quiosques. O trecho em reconstrução, de cerca de 800 metros, foi destruído por forte ressaca que assolou o litoral fluminense em 2011. A ressaca, com fortes ventos e ondas de mais de dois metros de altura, destruiu grande parte do trecho da orla da Praia dos Cavaleiros, só restando praticamente intactos os trechos protegidos por vegetação de restinga.

Em todo o trecho em obras, está sendo construído um muro de contenção em concreto armado com infraestrutura constituída de estacas metálicas de tubos e gabião de pedras. As obras recuperam o calçadão, com 842 metros de extensão. É proposta da prefeitura construir uma estrutura resistente aos eventos climáticos, como fortes ondas, oferecendo maior proteção aos pedestres, praticantes de caminhadas e ciclistas, já que a orla dos Cavaleiros é muito utilizada para a realização de práticas esportivas.

As obras iniciaram pelo levantamento topográfico, demolição e retirada dos escombros, pedaços do antigo deck e restos de estrutura do antigo muro. Em seguida foi feito o escoramento do aterro da calçada com pranchões de madeira e perfis, cravação das estacas, montagem do gabião de pedras e das peças pré-moldadas em concreto armado para a construção do muro de contenção. Essas peças pré-moldadas estão sendo colocadas, uma ao lado da outra, formando uma “grade” de proteção, fortalecendo toda a estrutura.

As obras de recuperação da orla dos Cavaleiros incluem ainda a reconstrução do deck de madeira, do passeio com pedras portuguesas, a recuperação e a pintura da ciclovia, a urbanização, o paisagismo e a manutenção da iluminação pública.

O objetivo da prefeitura, que mantém no local máquinas e homens em trabalho de segunda a sexta-feira, é adiantar as obras para o início do verão, melhorando o aspecto da orla da praia mais frequentada no município.

Com cerca de 1.500 metros de extensão, a orla da Praia dos Cavaleiros perdeu a sua característica rústica com a chegada da Petrobras ao município há cerca de 40 anos. O local deixou de ser uma orla selvagem e pouco movimentada, se tornando um espaço que recebe pessoas de toda parte do país e do mundo.