logo

Continuam ações da Prefeitura nas localidades ligadas ao Subsistema Mutum

14/11/2013 15:11:00 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Cumprindo mais uma etapa da Parceria Público Privada (PPP), que tem como objetivo ampliar o saneamento básico do município, a prefeitura de Macaé prossegue, nesta semana, desde segunda-feira (11), executando obras de implantação de redes do sistema de esgotamento sanitário nos bairros Mirante da Lagoa e Jardim Guanabara. Essas redes serão interligadas ao Subsistema da ETE do Mutum, tendo como meta deixar de lançar esgoto in natura na Lagoa de Imboassica, melhorando a qualidade de vida da população residente no entorno desse importante manancial do município..

A previsão é de que esta fase seja concluída até a segunda-feira (18), quando outras ruas da localidade começarão a receber essas redes. As ações, executadas pela empresa Foz e fiscalizadas pela Empresa Pública de Saneamento (Esane), contam com a parceria da Secretaria de Mobilidade Urbana, que atua para que os reflexos de quem precisa trafegar pelas ruas dos bairros sejam minimizados. Durante as obras, as ruas são parcialmente interditadas e, para maior segurança, contam com sinalização.

As vias onde as obras acontecem são: Rua Isabel Muniz Peçanha; Avenida Vereador Adir Luiz de Shuller; ruas Jorge de Andrade, Jurandir Pargo Maia, Quintino Cordeiro e Padre Serafim Rodrigues Morgado; Alameda Antônio Sergio de Matos; Rua Jociléia Salerma de Oliveira; Avenida Vereador Roberto Garido de Souza; ruas Hélvio Lourenço Manhães, Claudio Ferreira Gonçalves, Mauricio Ribeiro Benjamin, Celina Mussi de Oliveira, José Lapa Filho, Pedro Aguiar Franco, José Geraldo de Azevedo, Dionísio Barcelos e Eby Martins da Silva; Alameda Tenente Célio; ruas Carime Mussi Barcelos, José Barros Paes, Chico Mendes e Rua O; Alameda do Bosque; e ruas A, B, C, D e Manoel Francisco Nunes.

Obras também da orla da Praia do Pecado

Além do Mirante da Lagoa, a prefeitura continua a implantação das redes de esgoto no Morada das Garças, na orla da Praia do Pecado. Nessa localidade, há quatro frentes de obras e o objetivo também é concluir as redes para interligá-las ao subsistema Mutum, visando a preservação da Lagoa de Imboassica e a qualidade de vida dos moradores.

A PPP e a preservação da Lagoa de Imboassica

A Lagoa de Imboassica tem uma área de 5 Km², faz limite com o município de Rio das Ostras e está a 11, 5 km do Centro da cidade. É considerada verdadeiro santuário ecológico. Possui um ecossistema rico constituído de fauna, flora além de ser um dos mais importantes corpos hídricos do Brasil.

A parceria entre a Esane e a Foz, além das ações realizadas pela prefeitura através da Secretaria de Meio Ambiente e outras secretarias como a de Limpeza Pública e Manutenção, são importantes para o processo de preservação da Lagoa de Imboassica.

Para a ETE do Mutum estão planejados 14 km de rede nova, renovação da rede existente, 1.342 ligações domiciliares, 2 km de coletores tronco, 3 km de linhas de recalque, atendimento a 7.240 habitantes, seis estações elevatórias, duplicação da capacidade de 20 l\s para 40 l\s, com eficiência no tratamento de 97%.

O cadastro e o mapeamento de toda área de abrangência da ETE do Mutum, com cinco bacias, já foram concluídos e ela atenderá, entre outras, as localidades de Mirante da Lagoa, Recanto da Lagoa, São Marcos, Pecado, Jardim Guanabara e Morada das Garças.

Já foi realizado o cadastramento de toda a área do Mirante da Lagoa, o que mostrou a existência ou não de redes nas ruas e originou a implantação dessas redes em locais onde não existiam, com uso de tubos de PVC de 200 milímetros em alguns locais ou de outras dimensões em outro. Para otimizar a operação, o subsistema contará com duas elevatórias.