Foto: Ana Chaffin
Infraestrutura urbana inclui galeria de águas pluviais, esgotamento sanitário e pavimentação
As obras de urbanização do bairro Nova Holanda seguem em ritmo acelerado. As melhorias na localidade incluem calçamento e redes de abastecimento de água potável, de esgotamento pluvial e coleta de esgoto. A prefeitura investe no bairro, com recursos próprios, R$ 35 milhões. Esse investimento vai permitir a finalização da estação de tratamento de esgoto, a implantação de rede de coleta, a pavimentação e a complementação das ruas que ainda não têm rede de água e drenagem.
Nessa nova fase de obras, recebem redes de esgoto e de águas pluviais, além da pavimentação, várias ruas que ainda não contavam com essa melhoria. Segundo a secretaria de Obras, da Rua 5 até a Rua 10, as redes já estão prontas. As obras agora vão abranger do início do bairro até a Rua 5, atendendo inicialmente a Rua Principal de entrada no bairro e as transversais. Depois será iniciada a outra fase.
As manilhas para o escoamento sanitário estão colocadas em várias ruas do bairro para complemento da construção das redes de drenagem.Também já começaram as obras de construção do piscinão, em terreno junto ao Ciep local, para armazenar as águas de chuva e evitar alagamentos. O bairro receberá outro piscinão, programado para ser construído na Rua 1.
Outra melhoria no Nova Holanda aconteceu no prédio onde funciona o Programa Estratégia Saúde da Família (ESF). Desativado e funcionando em local improvisado, o Módulo do Programa do bairro Nova Holanda recebeu reforma completa da prefeitura, com revisão e troca de instalação elétrica, rede de abastecimento, caixas d'água, conserto dos banheiros, pintura interna e externa do prédio e urbanização do pátio.
A unidade, que atende também os moradores da Nova Esperança e conta com duas equipes, compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeuta e assistente social, oferece à população local consultas médicas, atendimento de enfermagem, acompanhamento de pré-natal, preventivo, saúde da mulher, vacina, puericultura, entre outros serviços de prevenção e de promoção de saúde.
Nova Holanda: nova identidade com obras de urbanização
A localidade da Nova Holanda foi uma das que surgiu no município em decorrência da busca pelo emprego e acentuada reorganização territorial e política das regiões produtoras de petróleo.
Macaé sofre expansão acelerada desde a implantação da indústria do petróleo, com registros de percentuais mais elevados em direção à região norte, onde se situa o Nova Holanda e onde estão os bairros mais carentes.
O Nova Holanda, que hoje conta com uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), é um exemplo do conflito entre demanda por moradia e necessidade de proteção ambiental.
A comunidade cresceu e possui cerca de 11 mil pessoas residentes. O crescimento foi desordenado, acarretando problemas num local que se mostrava uma das áreas mais carentes de Macaé. Hoje, a situação vem mudando, com os investimentos da prefeitura e melhoria na área de segurança pública amenizando os problemas e transformando a identidade local.
Os moradores reconhecem que o bairro registra melhoria na qualidade de vida. "As obras de urbanização do bairro demonstram maior atenção do poder público na Nova Holanda”, pontuou o morador José Resende.
Como o Nova Holanda está situado em área baixa, o bairro já passou por alagamentos. Ao construir as novas redes de drenagem, a prefeitura tem como um dos objetivos acabar com esses alagamentos. Para isso, a localidade foi toda mapeada, para localização dos pontos de alagamento.
As obras de infraestrutura, que trazem as redes coletoras de esgoto e as galerias de águas pluviais e pavimentação das ruas que mais sofriam com as chuvas, amenizaram consideravelmente o problema dos alagamentos.
Para solucionar definitivamente esse problema, o Nova Holanda receberá os dois piscinões, para armazenar as águas pluviais, que serão escoadas para o canal que corta o bairro. Esse recurso é fundamental para evitar que alguns pontos ainda alaguem. O Nova Holanda terá Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que vai escoar e tratar o esgoto da localidade e de outras próximas, como Aeroporto, Nova Esperança, Fronteira, entre outras.
Nova Holanda receberá neste sábado
Projeto Cidadania e Direitos Humanos
A localidade de Nova Holanda receberá neste sábado (21) as ações do "Projeto Cidadania & Direitos Humanos", com o objetivo de estimular as pessoas da comunidade e de outras próximas a buscarem soluções para diversas questões locais.
O evento acontecerá a partir das 9h30min no Ciep Municipalizado Darcy Ribeiro. Um grupo formado por diversas secretarias municipais, contando com a presença do vice-prefeito Danilo Funke, percorreu o bairro, na quarta-feira (18), convidando os moradores a participarem do evento ‘Cidadania Comunitária: Desenvolvimento Econômico e Social’, um projeto que acolhe as diversas formas de manifestações culturais locais.