Foto: Bruno Campos
Os gatos resgatados serão castrados e, então encaminhados para adoção
Nesta quarta-feira (22), a Coordenadoria Especial de Promoção da Saúde dos Animais iniciou a primeira operação conjunta para controle de animais domésticos. O objetivo da ação é diminuir a reprodução de animais em situação de rua e assim promover saúde. A ação contou com a parceria de moradores e da Casa dos Anjos.
A operação aconteceu na Avenida Rui Barbosa, em frente ao Museu do Legislativo. "Dois gatos foram abandonados aqui no telhado do prédio. Passei a alimentá-los, o que chamou mais gatos e estes se reproduziram. Hoje, existem cerca de 30 gatos vivendo no telhado", afirmou o morador do prédio, Jorge Pissolati. Ele contou com ajuda de outros moradores para cuidar dos gatos, mas resolveu recorrer à prefeitura.
Para o coordenador Especial de Promoção de Saúde dos Animais, Rafael Amorim, o cuidado dos moradores é fundamental, porém os animais continuam em situação de rua e podendo se tornar vetores de zoonoses. "Através de parcerias, a nossa meta é reverter essa situação. Vamos começar por dois pontos já conhecidos na Avenida Rui Barbosa", afirmou Rafael.
Os gatos resgatados serão castrados e, então encaminhados para adoção. Moradores do prédio, que já se prontificaram para adoção, e a Casa dos Anjos serão responsáveis pelo cuidado dos gatos. "Vale ressaltar que soluções como essa se darão com o estudo de viabilidade e possibilidade de resolução. Lembrando que o nosso foco é a castração. A captura e adoção fica por conta de parceiros", disse o coordenador.