Coordenador estadual do Programa DST/AIDS visita Macaé

29/11/2006 18:07:37 - Jornalista: Genimarta Oliveira

O coordenador do Programa DST/AIDS do Estado do Rio Janeiro, Alexandre Otávio Chieppe visitou na tarde desta quarta-feira (29) a sede do Programa Municipal DST/AIDS de Macaé. O objetivo da visita foi conhecer as ações desenvolvidas pelo município.

Recebido pela coordenadora municipal do Programa, Vera Andrade, ele elogiou a estrutura física e profissional do Programa e destacou o apoio da prefeitura, que é importante para o desenvolvimento da instituição.

Alexandre falou ainda dos trabalhos pioneiros realizados no município como o CTA Itinerante, que visa sensibilizar a população que não procura o serviço. “Macaé está no caminho certo. O que queremos é que as pessoas procurem os serviços antes de estarem doente”, disse.

Durante a visita a coordenadora também apresentou os projetos que serão implantados no próximo ano como o de preenchimento facial nos pacientes que possuem lipodistrofia (desarranjo na distribuição de gordura no corpo), a inauguração do consultório odontológico na sede do Programa e a aquisição de automóvel, contemplado pelo Ministério da Saúde para ampliar o trabalho do CTA Itinerante.

Vera acrescenta que o tratamento da lipodistrofia é aumentar a sobrevida das pessoas vivendo com HIV/AIDS e o resultado é a melhora da auto-estima dos usuários, enfatizando a adesão ao tratamento.

Dados – Segundo o coordenador do Programa DST/AIDS do Estado, Alexandre Otávio são 52.839 casos confirmados de AIDS, diagnosticados desde o início da epidemia, em 1982, até julho deste ano.

Ele falou que a razão homem/mulher foi reduzida drasticamente ao longo dos anos. Em 1985, havia 10 casos da doença em homens para cada caso da doença em mulheres, mas desde 1999 a razão homem/mulher é inferior a dois casos masculinos para cada caso feminino.

Outro ponto destacado por ele é o crescimento de casos nos municípios do
interior. “As taxas para o estado como um todo mostram que a incidência vem decrescendo desde 1998 (30,8 por 100.000 habitante em 1998 para 22,6 por 100.000 habitantes em 2003), particularmente devido à redução ocorrida nas regiões Metropolitanas”, alertou.

Luta - O Programa DST/AIDS preparou uma vasta programação durante toda semana em função do Dia Mundial de Luta contra a Aids. Nesta quinta-feira (30), a equipe do projeto CTA itinerante estará no Programa Saúde da Família (PSF) do Sana.

Na próxima sexta-feira, primeiro de dezembro, o ônibus Expresso Saúde ficará estacionado na praça Veríssimo de Melo, oferecendo a população os serviços do CTA itinerante e atendimento odontológico.