Creche MAI recebe último mutirão do ano pelo programa Minha Escola Querida

15/12/2010 11:24:38 - Jornalista: Assessoria Semed

A Creche MAI Carmem de Jesus França, na Praia Campista, foi reformada, no final de semana, por meio de mais uma ação de voluntariado do programa “Mutirão Minha Escola Querida”. Durante o sábado e domingo (11 e 12), cerca de 200 voluntários trabalharam no local, realizando pintura nas paredes, portas, janelas e nas grades, reformando salas e banheiros, além da colocação de grama sintética e serviços de jardinagem nos canteiros. A unidade, que atende crianças de dois a cinco anos retorna com suas atividades nesta quarta-feira (15).

Os voluntários, em sua maioria por pais de alunos, professores, empresários e profissionais ligados à secretaria se revezaram em diferentes atribuições durante os dois dias de trabalho que, segundo a coordenadora do mutirão, Sônia Terezinha, comprovou que o pertencimento da escola por sua comunidade está mais vivo que nunca.

A grande novidade desta edição foi a participação de 20 homens da Guarda Municipal que trabalharam e não economizaram no suor e na boa vontade. A autarquia se junta ao Forte Marechal Hermes nos parceiros do mutirão que se propuseram a cada três meses levar seus oficiais voluntários a participarem da mobilização. A Guarda, por meio do projeto de “Ronda Escolar”, realiza suas atividades pelo Mutirão desde 2009.

A diretora da escola, Liz Maria de O. Ramalho, destacou a relevância do papel da coordenadora do Minha Casa Querida, Sonia Terezinha Gonçalves, como fator motivador dos voluntários. “Nas reuniões de apresentação e durante todo o processo que antecede o mutirão, a coordenadora transmite tanta garra e credibilidade que contagia as pessoas com seu ânimo”, elogiou. A diretora disse também que o governo, sozinho, “não dá conta de todas as despesas das escolas públicas”, completou.

Dividindo o peso e cada um fazendo sua parte, todos ganham no conjunto final principalmente as crianças”, completou Liz Maria. O Minha Escola Querida foi um passo importante dado pela ex-secretária de Educação, a vice prefeita Marilena Garcia, no sentido de trazer o voluntariado a atuar de forma cidadã junto à administração pública, em conformidade com os objetivos da Organização das Nações Unidas – ONU.

A Secretaria de Educação enviou armários, mesinhas e um quadro branco. O Fundo Municipal de Educação viabilizou todo o material de pintura. A empresa Cancelinha Madeira cedeu uma porta e fechadura. O Supermercado J. Pavane doou os mantimentos e a Fábrica Lynce, refrigerantes para incrementar as refeições do grupo de trabalho. Desse rol de sonhos também já foram conquistados um aparelho de som, uma impressora multifuncional e cortinas.

Sônia ainda afirmou que para 2011 o Programa Minha Escola Querida retornará mais participativo e com novidades, ampliando suas ações de voluntariado. O sucesso do programa entre empresários e voluntários de Macaé garantiu a seriedade do projeto por parte da sociedade. Em 2009, foram realizados quatro mutirões nas escolas de Educação Infantil da Malvinas, Nova Holanda, Cajueiro e Aeroporto. Em 2010, eles chegaram às EMEIs dos bairros Campo d’Oeste, Virgem Santa, Barreto e Aroeira. Os mutirões resultam em muitos benefícios, desde a elevação da auto-estima ao sentimento de integração dos alunos, familiares e toda a comunidade escolar.