Foto: Kaná Manhães
A história de João e o Pé de Feijão vem encantando gerações
Um menino muito esperto que conseguiu enganar um gigante e trouxe com ele um ganso que põe ovos de ouro... A história de “João e o Pé de Feijão” vem encantando gerações e nesta terça-feira (18) mais uma vez fez parte do imaginário infantil. Uma versão bem humorada e interativa do conto de Benjamin Tabart foi encenada pelo grupo de teatro Creche na Coxia, na peça “Um Pé de Feijão na Mão de João”, que encerrou a programação do Fest Criança deste ano. O espetáculo foi reapresentado devido o sucesso de público no último sábado. De acordo com a organização do evento, o festival chegou a receber cerca mil crianças por dia.
O Fest Criança é uma iniciativa da Prefeitura de Macaé, por meio da Fundação de Esporte e Turismo e tem por objetivo promover atividades culturais e de lazer para o público infantil da cidade, em comemoração ao Dia da Criança. Este ano, além de apresentações teatrais, o evento contou com show de bonecos, roda de ciranda, maquiagem infantil, contadores de histórias e distribuição de brindes e lanches.
Para a professora Jussara Franco, da Biblioteca Municipal Dr. Télio Barreto, o maior mérito do Fest Criança é incentivar os pequenos ao hábito da leitura. De acordo com a professora, o espaço chegou a receber até 80 crianças, de todas as idades, que tiveram acesso a livros e gibis infantis.
— Aqui estimulamos as crianças a explorarem o maravilhoso mundo dos livros. O festival é a oportunidade de incentivarmos a leitura, através de atividades lúdicas, misturando arte e diversão — explicou a professora.
O estudante Ruan da Conceição, de 11 anos, esperava ansiosamente pela apresentação da peça de teatro. “Vi a peça no sábado e adorei, por isso quero ver de novo. Eu já conhecia a história do João e o Pé de Feijão, mas aqui no teatro é mais engraçado. Eles contam a história diferente e a gente pode participar. Também gostei muito da parte dos livros e das revistinhas. Quero voltar ano que vem”, planeja Ruan.