logo

Crianças aproveitam seu dia com atividades na Orla dos Cavaleiros

13/10/2015 09:29:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

Foto: Ana Chaffin

Diferentes atividades foram oferecidas para garantir a diversão da garotada

Esporte, lazer, arte, conscientização e, é claro, muita diversão. Para as crianças que foram aproveitar o seu dia na orla da praia dos Cavaleiros, o que não faltou foi atividade. Isso porque a Prefeitura de Macaé promoveu uma grande confraternização neste dia 12 de outubro para homenagear os pequenos. A festa aconteceu no Espaço de Convivência e contou com ações das secretarias de Governo, Mobilidade Urbana, Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turismo, além da Fundação de Esporte de Macaé (Fesporte).

Entre as atividades que fizeram a alegria da criançada, teve distribuição de algodão doce e pipoca, teatro infantil, e pula-pulas. Todos estes atrativos se juntaram aos brinquedos do parquinho fixo do Centro de Convivência, tornando o espaço um verdadeiro parque de diversões. O secretário de Governo, Leonardo Gomes, explica que este foi um presente especial pelo Dia das Crianças, mas que a intenção é de que ações como esta passem a ser mais recorrentes por toda cidade.

- Este tipo de encontro deve ser recorrente, pois é uma confraternização para reunir as famílias. Isso já vem acontecendo na orlas dos Cavaleiros e agora também da Imbetiba, mas é importante que se estendam também a mais bairros, como o a Barra, o Aeroporto, o Lagomar e todos mais que for possível. É importante para o município oferecer estas ações para aproximação das famílias - disse o secretário.

Esportes - Atividades esportivas também estiveram em alta entre as crianças que foram a orla dos Cavaleiros. Foi montada uma arena para realização de jogo de futebol de areia, realizadas atividades recreativas e teve apresentação de capoeira também. E os pequenos que curtem esportes radicais ainda aproveitaram para colocar as manobras em prática em uma mini rampa que foi montada para quem estava com skate ou patins.

- A Fundação de Esporte sempre prioriza a criança em suas atividades, em especial nesta data, por acreditar que o esporte forma cidadãos melhores. Continuaremos promovendo ações para alcançar este objetivo, não só nos utilizando dos esportes mais tradicionais, mas também os chamados esportes alternativos, como o skate, o surf e o bodyboard - adiantou o presidente da Fesporte, Ricardo Salgado, dizendo que, além da Escolinha de Bicicross inaugurada recentemente, também pretende implantar uma Escolinha de Skate na cidade.

Para Emily Silva, de sete anos, o seu Dia das crianças não poderia ter sido mais divertido: "Teve muita coisa legal. Queria aproveitar tudo, porque o Dia das Crianças vai passar e amanhã já tem que voltar para escola", falou.

Educação - Mas as atividades promovidas para o Dia das Crianças não pararam por aí. Além da diversão, atividades para a formação de cidadãos mais conscientes também foram realizadas. Para isso, a equipe da Educação no Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana levou a "Escolinha de Trânsito" à orla.

Geralmente, realizada em escolas, empresas e instituições da cidade, a escolinha é um espaço interativo e educativo em que as crianças recebem orientações para que aprendam a respeitar as regras de trânsito. O objetivo é não só torná-los futuros condutores mais conscientes de sua responsabilidade pela preservação da vida no trânsito, mas também torná-las multiplicadoras de informações.

- Não existe política pública mais eficiente que o investimento na educação. E não existe período melhor para se aprender estes conceitos positivos que na infância. Por isso montamos o nosso circuito com os agentes passando orientações às crianças de como se comportar no trânsito. Isso não só visando os motoristas mais responsáveis do futuro, mas também os multiplicadores das informações agora, para sua família e amigos - explicou o secretário de Mobilidade Urbana, Evandro Esteves.

Para Rosângela Oliveira, que levou se filho Gabriel, de três anos, para conhecer o circuito, esta é uma iniciativa muito importante. "Ações como esta são muito importantes em complemento as orientações que passamos a ele. Quando estamos no carro mostramos a ele a sinalização e falamos sobre a importância do respeito às leis. E o que ele aprendeu aqui vai ajudá-lo a guardar ainda mais estes conceitos", pontuou.

Já Gabriele Gray, que também participou da "Escolinha de Trânsito", prometeu que vai ficar mais atenta agora e que vai fiscalizar também seus familiares para que sejam mais responsáveis no trânsito. "Aprendi bastante sobre trânsito e sinalização. Agora vou poder passar tudo para a minha família também", finalizou a menina de nove anos.