Crianças com intolerância à lactose são atendidas

09/05/2012 14:57:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

A Secretaria de Saúde de Macaé por meio da Coordenação da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan) iniciou nesta quarta-feira (9) a entrega de leite para crianças com intolerância à lactose. De acordo com a coordenadora da Catan, a nutricionista Débora Pessanha houve um aumento de 11% no número de assistidos em 2012 com relação a 2011.

Atualmente 145 crianças entre zero e cinco anos fazem parte do Programa Municipal de Intolerância à Lactose, totalmente custeado com recursos municipais. O leite de soja é distribuído mensalmente. Cada criança recebe o número de latas de leite de acordo com a faixa etária e a necessidade. “A intolerância à lactose e a alergia à proteína do leite de vaca requer um atendimento diferenciado”, disse Débora.

A recepcionista Rafaela Ferreira, que recebe todos os meses seis latas de leite de soja para o seu filho de um ano e cinco meses, declarou que o produto ofertado pela prefeitura é muito importante não só para a saúde do seu filho como também na parte financeira.

- Cada lata de leite que recebemos aqui custa em média R$ 32, se fossemos comprar as seis latas por mês o gasto seria de R$192. Com a economia deste dinheiro podemos pagar outras contas e investir na alimentação do meu filho, completa.

Ela ressalta que assim que os médicos descobriram o problema do filho ficou sabendo do programa municipal, levou a documentação necessária como encaminhamento e exames, no mês seguinte já estava recebendo o leite.

Catan – A Coordenadoria da Área Técnica de Alimentação e Nutrição possui diversos programas voltados ao atendimento de pessoas com risco nutricional, entre eles o Programa Municipal de Fórmula Infantil, destinado aos bebês prematuros, gêmeos ou que por algum motivo a mãe não possa amamentar.

Há também o programa de Suporte Nutricional, com distribuição de suplemento proteico calórico para todas as idades, o programa para gestantes em risco nutricional, onde é feita a distribuição de cesta básica específica para gestante, o programa atende a mulher até o sexto mês após o nascimento do bebê.

Já o programa do Leite, atende crianças de zero a sete anos que estejam em risco nutricional. Mensalmente eles recebem leite em pó integral. Todos os assistidos pela Catan passam mensalmente pela avaliação dos nutricionistas e alergista quando este for o caso.