logo

Criptoarte: Macaé projeta primeira galeria de Arte Digital da cidade

14/10/2025 08:12:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Freepik

O projeto foi selecionado pela Secretaria Municipal de Cultura por meio de edital da Paulo Gustavo.

A capacitação online em Criptoarte ‘Novas Tecnologias - NFT e a Arte do Futuro’, uma iniciativa pioneira em Macaé, teve início nesta segunda-feira (13), das 19h30 às 21h30. A proposta é construir a primeira galeria de Arte Digital da cidade, dentro da plataforma Spatial. Cerca de 30 pessoas participam da primeira turma. Haverá um segundo encontro, na quarta-feira (15), no mesmo horário.

O projeto ‘Novas Tecnologias - NFT e a Arte do Futuro’ é da produtora audiovisual macaense, Haber Produções (@haber.producoes). Ele foi premiado pelo Chamamento Público Lei Paulo Gustavo- Demais Áreas/Produções Culturais/2024 da Secretaria de Cultura de Macaé, para patrocínio pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura. O curso gratuito, pelo Google Meet, é aberto ao público em geral. As oficinas serão ministradas pelo fundador da Mídia Daltônica, diretor criativo do Estúdio Cena BXD, do The Life of Baixada e professor na Nave do Conhecimento, iniciativa da prefeitura do Rio de Janeiro, Ed Martins.

A Criptoarte é uma forma de arte digital que utiliza a tecnologia blockchain para autenticar e registrar a propriedade de uma obra. Os NFT (tokens não fungíveis) são utilizados para representar propriedade ou prova de autenticidade de um item único no mundo digital. Estas inovações estão mudando a maneira como os artistas criam e vendem suas obras de arte, permitindo que vendam diretamente aos colecionadores, sem a necessidade de intermediários. A tecnologia blockchain também torna as transações transparentes e rastreáveis, dificultando a falsificação no mercado.

A idealizadora do projeto, Carol Haber, destaca que valorizou a presença de pessoas pretas, indígenas, moradores de periferias, comunidade LGBTQIAPN+ e pessoas com deficiência entre os inscritos.


“A Criptoarte é uma forma inovadora de fazer arte. O público vai conhecer de fato novas tecnologias e quem conhece vai desenvolver novas habilidades. Antes de escrever o projeto, eu pesquisei se já havia acontecido alguma iniciativa parecida com esta na cidade e não encontrei. É realmente uma novidade. A partir da repercussão deste evento, poderemos planejar outras iniciativas na área da arte e tecnologia. Em breve traremos novidades. A Criptoarte tem se consolidado como uma das principais expressões artísticas digitais”, destaca a produtora.



Ela completa:


“A Criptoarte, segundo a Academia Brasileira de Letras, é uma obra de arte digital: ilustração, pintura, fotografia, música etc., assinada por meio de um código único. Conheci a arte em NFT no Rio, em 2022, e achei muito interessante. Em Macaé, eu não tive acesso a este tipo de conhecimento, por isso achei muito importante trazer para a cidade essa inovação cultural e aproximar a população, principalmente a juventude e os artistas macaenses, disso”.



Para mais informações, o contato é producoeshaber@gmail.com.