Crise se enfrenta com trabalho

02/04/2015 15:46:00 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Ilustração Desenvolvimento Econ. e Tecnológico

Atuação de forma concreta trazem resultantes relevantes

A crise se enfrenta com trabalho. É com essa máxima que o governo municipal concentra suas atividades: em medidas de recuperação da economia em relação à crise econômica que o país vem enfrentando, mas principalmente no que compete à cidade e região. Além das articulações com os governos estadual e federal na busca de medidas imediatas, a Prefeitura foca sua atuação em respostas mais imediatas, mais concretas e que tenham sustentação para serem executadas trazendo resultados relevantes.

 Capacitação profissional pelo Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), Cidade Universitária, relacionamento de primeira linha com as empresas estabelecidas no município, construção da Estrada de Santa Tereza e duplicação da RJ 106 em trechos do perímetro urbano do município, fomento do setor pesqueiro com o novo Mercado de Peixes, Tepor (Terminal Portuário de Macaé), entre outras, são ações que o governo municipal vem desenvolvendo.

- A grande preocupação é criar o cenário favorável para a continuidade dessas ações. O emprego para cidade de Macaé, que tem por vocação econômica a cadeia do petróleo e gás, é extremante dependente da qualificação e capacitação técnica, pois o mercado é exigente. Nesse sentido as políticas de capacitação da cidade de Macaé são fortemente desempenhadas e acompanhadas pela gestão municipal - ressalta o secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Vandré Guimarães.

A forte desaceleração do PIB, parado em 0,1% em 2014, e que só deve se recuperar em 2016, o aumento da taxa de desemprego, a reformatação e nova condução da política econômica do país, desestimulam uma possível visão otimista de curto prazo.

Uma ação importante nesse sentido é o Centro de Educação Tecnológica e Profissional de Macaé, que oferece cursos técnicos gratuitos em diversas áreas, e não restritas apenas ao setor offshore, dentre os principais cursos oferecidos estão: Assistência de Materiais, Logística e Almoxarifado. Pintor Industrial, Operador de Computador, Auxiliar Administrativo, Caldeireiro, Soldador, Homem de Área, Cabeleireiro, Pintura em Tecido, Maquiagem e outros. Em 2014, o Cetep formou 2.500 profissionais.

Outra novidade é que, desde o início deste ano, a Petrobras aceita os profissionais capacitados pelo Cetep. Desde 2013, quase 5 mil trabalhadores foram formados em mais de 50 cursos com carga horária adequada. Os da área offshore alcançam quase 90% de empregabilidade.

- Tanto os serviços prestados pela Secretaria de Trabalho e Renda, quanto a formação oferecida no Cetep já são referência para outros municípios do estado. A crise se enfrenta com trabalho. Esse é o momento do trabalhador se reciclar e qualificar, não ficar dando murro em ponta de faca. A crise é cíclica e vai passar, como confirmam especialistas e empresas -, explica o secretário de Trabalho e Renda, Alexandre Fernandes dos Santos.

Fortalecendo ainda mais os meios e serviços de capacitação, a prefeitura está ajudando a viabilizar junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai, uma Escola Sonda que permite o ensino mais prático ao aluno, como: plataformista e operações de perfuração.

O incentivo ao empreendedorismo tem um papel fundamental nessa atual conjuntura econômica, uma vez que, o mercado de trabalho diminuiu o número de vagas para todos. Desde 2013, o governo municipal incentiva esse setor de mercado, com viés na implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, e posteriormente, a implantação da Casa do Empreendedor. Além de facilitar empresas nascentes, disponibiliza também uma série de outras ferramentas ao empreendedor que está começando o seu negócio.

- É necessário desburocratizar para formalizar, é necessário dar crédito para se ter fôlego e ser competitivo no mercado, e é preciso ainda estar capacitado para aproveitar as oportunidades que o mercado traz - pontua Vandré Guimarães.

A Casa do Empreendedor, que registra média mensal de 800 atendimentos (entre abertura de CNPJ, solicitação de alvará de funcionamento, auxílio na declaração do imposto de renda e outros) é um ganho significativo ao empresário, uma vez que concentra em um único espaço todos os órgãos necessários para formalizar/legalizar uma empresa.

Alvará online

Outra realidade é que nesta quinta-feira (02), entra em funcionamento o Alvará online, desburocratizando e agilizando mais o processo de formalização de empresas através do Registro Mercantil Integrado – REGIN, reduzindo tempo e custos, pois tudo será online via internet, o projeto reuniu esforços das secretariais municipais de Desenvolvimento Econômico e Fazenda.

Ainda em desburocratização foi criado o Portal de Licenciamento, que está hospedado na página da Prefeitura de Macaé (www.macae.rj.gov.br). O portal reúne todas as legislações e procedimentos para obtenção das licenças municipais de funcionamento, que estão separadas por segmentos: licenciamento de ambiente, licenciamento de obras e licenciamento de vigilância sanitária.

Microcrédito

O Programa de Microcrédito Produtivo e Orientado implantado em Macaé, é um dois maiores do Estado do Rio de Janeiro. Oferecido pela Casa do Empreendedor, chegou em março deste ano, com mais de 400 operações de crédito feitas e mais de R$ 1 milhão concedidos. O programa na cidade dispõe de cerca de vinte agentes de crédito que acompanham integralmente o empreendedor no início na tomada de crédito até a utilização do recurso financeiro no seu negócio, dando todo o suporte para que o crédito o faça crescer!

Pelo terceiro ano consecutivo será realizada a Semana Global de Empreendedorismo, de movimentação nacional, a semana em Macaé ganha a cada ano mais aderência, são ações voltadas ao estímulo do empreendedorismo, através de palestras, fóruns, workshops, e postos itinerantes de formalização e legalização de empresas.

Novo Modelo de Relacionamento

Foi construído um Novo Modelo de Relacionamento junto às indústrias do setor de óleo e gás de Macaé, de modo a identificar e diagnosticar as principais demandas do setor. Para isso, a secretaria Desenvolvimento Econômico e Tecnológico realizou visitas individuais a cada empresa, e se colocando como ponto único de contato dentro da administração municipal, de forma a agilizar e padronizar os processos de licenciamento e solução de demandas condominiais (fornecimento de água, energia, segurança).

Outra ação de destaque acontecerá em parceria com o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável – CIEDS, é a Câmara de Desenvolvimento que terá o enfoque na construção de rede de relacionamento do setor público privado e da sociedade civil organizada da cidade criando um espaço de diálogo e construção coletiva do plano de desenvolvimento local. Serão realizados, ainda este ano, quatro encontros. No escopo da parceria estão o mapeamento e diagnóstico do município e fomento de novo padrão de desenvolvimento econômico integrado.

Em 11 de março, o Subsecretário de Estado de Desenvolvimento Econômico Energia, Indústria e Serviços – SEDEIS, Marcelo Vertis, veio a Macaé para um encontro que teve como objetivo apresentar o cenário de desenvolvimento econômico de Macaé, e elaboração de agendas com representantes de outros setores como a Companhia Estadual de Gás (CEG Rio de Janeiro), e diretoria da Ampla Energia e Serviços S.A.

- Quando pensamos regionalmente temos mais força, mais condições de reagir ao momento econômico de recessão. Recentemente, o prefeito Dr. Aluízio foi eleito presidente da OMPETRO, Organização dos Municípios Produtores de Petróleo, justamente com viés de “pensar regionalmente”, o que além de estratégico, em específico para nossa região, é sobretudo mais eficaz, visto que os municípios vizinhos à cidade de Macaé compartilham de realidades muito semelhantes, destacando-se a dependência da economia da cadeia do petróleo - completa o secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico.

Foi elaborada também uma Carta conjunta com diversos municípios dentre eles Macaé, Cabo Frio, Armação dos Búzios, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Quissamã e Carapebus, para enviar a Petrobras, Governo Estadual e Governo Federal.