Em Macaé há o mapeamento de focos em bairros e distritos
Febre, dor de cabeça, indisposição, manchas vermelhas no corpo, vômito e diarreia são os principais sintomas da dengue. Para evitar a doença, é fundamental manter ações que contribuam com a eliminação de focos do mosquito. O cuidado por parte da população é fundamental para o sucesso do trabalho desenvolvido pela prefeitura, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Noventa por cento dos casos estão em domicílios. Por isso todo cuidado é pouco e deve ser constante. Para proteger a família do Aedes aegypti é preciso estar atento a algumas recomendações.
Na lista dos cuidados domésticos para evitar o surgimento de focos, é recomendado manter garrafas vazias guardadas de cabeça para baixo, pneus em locais protegidos de chuva, não deixar caixa d´água nem lixeira destampadas, verificar se não há acúmulo de água nas lajes, eliminar todos os recipientes que possam ser criadouros do mosquito. É importante ainda colocar areia nos pratos dos vasos de plantas, limpar com água e sabão, uma vez por semana, os recipientes com plantas aquáticas, e manter calhas limpas e livres de folhas e galhos.
Em Macaé, a Coordenadoria de Promoção à Saúde dos Animais e Controle de Zoonoses, da Secretaria Municipal de Saúde, realiza o mapeamento de incidência dos focos em bairros e distritos do município. A atuação do setor inclui atendimento de reclamações e denúncias, orientação aos moradores, atividades educativas, inspeção locais, visitas domiciliares, eliminação e aplicação de inseticida de ação residual nos depósitos, em pontos estratégicos, através de bombas aspersoras.
Serviço:
Para denúncias e reclamações: 0800-022-6461 ou 2772-6461.