logo

Cuidar de idosos: um trabalho cada vez mais valorizado no Brasil

14/05/2013 16:51:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Empregabilidade imediata, mercado de trabalho promissor, um salário que varia entre R$ 2 e 3 mil. Tudo isso é praticamente garantido para quem faz o curso de cuidador de idosos. Até a próxima sexta-feira (17), os interessados poderão fazer a inscrição para esse curso, dirigindo-se ao Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), na Rua Alfredo Backer 363, Centro.

Ainda há 30 vagas disponíveis para fazer esse estudo, que é gratuito e se realiza todos os dias das 18h30min às 21h30min, no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), na Praça dos Servidores, sem número, Fronteira. Essa formação dura dois meses e meio e resulta de ação integrada da subsecretaria do Idoso, que é gerida pela Secretaria de Desenvolvimento Social e o Cetep, vinculado à Secretaria de Trabalho e Renda.

Para efetuar a matrícula, os futuros cuidadores de idosos terão de apresentar documentos como identidade, CPF, comprovante de residência e de escolaridade (Ensino Fundamental) e uma foto 3 X 4. Mais informações pelo telefone: 22 2770 0828.

O curso

Pouca gente sabe, mas hoje no Brasil metade da população tem mais de 60 anos de idade. Aprender os cuidados em saúde e higiene, dar banho no leito, cuidar de pequenos ferimentos, atenção com a pele do idoso, entre outras técnicas ensinadas no curso, são cada vez mais necessárias.

Depois de formado, o cuidador vai trabalhar em instituições como a Casa do Idoso, o Recanto dos Idosos e o Centro de Convivência do Idoso, além de acompanhar essa faixa etária em residências e em hospitais particulares.

No curso, são ensinados os cuidados aos idosos, de modo capacitado e especializado. Nas aulas, observa-se o estatuto do idoso: seu direito de ir e vir, direito à liberdade, ao respeito e à dignidade.

Outro assunto que também será abordado refere-se à sexualidade do idoso. Segundo ementa do curso, “é óbvio que uma das grandezas da sexualidade é a relação sexual, porém, ela não se reduz a esse ato, ela compreende a necessidade de contato, ternura, de intimidade, um conjunto de sentimentos, comportamentos e afetos”.

No curso de cuidador de idosos há 80 horas de aulas teóricas e 80 horas de aulas práticas. As aulas práticas serão dadas na Casa do Idoso, nos Hospitais Municipais (setores de geriatria), no Recanto dos Idosos e no Centro de Convivência do Idoso.