logo

Cultura investiu em novos eventos

03/01/2011 14:07:51 - Jornalista: Eloísa Seady

Foto: Bruno Campos

Entre outros eventos, Fundação fez homenagem à bailarina Ana Botafogo

A Fundação Macaé de Cultura ao longo dos anos vêm promovendo e incentivando atividades culturais e artísticas ligadas a valorização e formação de profissionais, preparando e projetando os talentos locais, como forma de inclusão social, para um futuro promissor.

Em 2010, a missão foi cumprida, tendo como destaque a ampliação dos cursos da Escola de Artes Maria José Guedes (EMART) e as importantes parcerias com a secretaria Estadual de Cultura, que culminou com o Programa Banda Larga e o curso de Atualização Profissional para Bibliotecas Públicas Municipais, no qual o município foi contemplado.

Além desses, a Fundação Macaé de Cultura ,seguindo seu cronograma anual realizou os seguintes eventos abaixo relacionados:

Baile de Máscaras na Imbetiba - Preparado pela Prefeitura de Macaé, através da Fundação Macaé de Cultura, sob a coordenação da Terceira Idade, o tão esperado e tradicional Baile de Máscara ocorreu em um dos mais belos cartões postais da Princezinha do Atlântico, a Praia de Imbetiba. O objetivo principal, além da diversão e descontração, foi o de resgatar o clima dos antigos carnavais, com marchinhas que marcaram para sempre os grandes bailes da época que eram regidos com muita alegria, belíssimas fantasias e muita alegria.

Tardes de Integração - Este ano, as Tardes de Integrações aconteceram na sede social do Fluminense Futebol Clube, sempre na primeira terça-feira de cada mês. A alegria é o ingrediente principal dessas tardes, que são sempre recheadas de novidades e com a participação maciça dos integrantes dos clubes da Terceira Idade.

Paixão de Cristo na Imbetiba - Diferente dos outros anos, a Fundação Macaé de Cultura realizou um belíssimo espetáculo da Paixão de Cristo na Praia de Imbetiba, envolvendo cerca de 100 pessoas, entre atores, atrizes, produção, figurinistas, iluminadores com texto e direção de Ademir Martins. Considerado o maior e mais famoso espetáculo bíblico teatral brasileiro, Macaé seguiu a tradição cultural de mais de 10 anos consecutivos e mais uma vez levou centenas de pessoas a prestigiar as apresentações.

Ana Botafogo - A Embaixatriz da Dança - A Galeria de Arte Hindemburgo Olive, promoveu importantes exposições durante todo ano, com destaque para a exposição de Ana Botafogo - A Embaixatriz da Dança, que em sua abertura contou a presença da bailarina, que veio acompanhada de grandes nomes da dança e de seu pai, Dr. Ernani Fonseca, o idealizador da exposição.

Espaço Macaé Cultura marca presença na Expo Macaé - Chorinho, música clássica, capoeira, dança, circo, teatro, quadrilha e muito mais atrações aconteceu no Espaço Macaé Cultura da XXXI Exposição Agropecuária Industrial, Comercial e Turística de Macaé no Parque de Exposição Latiff Mussi.

Tendo a Diversidade Cultural como tema do Espaço, a programação foi montada com objetivo de mostrar a variedade cultural que possui o município, atendendo a todas as faixas etárias e mostrando os inúmeros segmentos culturais que a Fundação incentiva.
Expo Serra contou com o Espaço Macaé de Cultura - A cultura macaense subiu a serra e apresentou uma programação bem eclética na I Exposição Agropecuária e Turística da Região Serrana de Macaé – Expo Serra 2010, que ocorreu no Parque de Exposições da Serra, em Córrego Ouro. Durante os cinco dias de expo, o Espaço promoveu shows, teatro infantil, dança e muitas atividades durante todo o dia.

Dia da Cultura - Ressaltando a grandiosidade da cultura macaense, a Fundação promoveu durante todo o dia 5 de novembro, nas dependências do Centro Macaé de Cultura, uma extensa grade de shows, danças, palestras, exposição, cursos de fantoche e oficina de instrumentos musicais, culminando com a apresentação da Liga Independente das Entidades Carnavalescas de Macaé – LIECAM.

I Caminhada da Igualdade - Como forma de homenagear o Dia da Consciência Negra e ressaltar a importância do povo africano e de suas tradições, a Fundação Macaé de Cultura, através da Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial - CORAFRO -, promoveu um dia especial para lembrar a importância desta data que faz parte do calendário nacional. O evento contou capoeiristas, artesãos e convidados, além de uma exposição de roupas, acessórios, arte africana e afrobrasileira na Galeria de Artes Hindemburgo Olive.

Comemoração do Dia do Samba - No dia 2 de dezembro, as ruas de Macaé ganharam um toque de gingado que só poderia mesmo ter partido do Caminhão do Samba. Percorrendo as ruas do Centro da cidade, Aroeira, Visconde, Cajueiros (todos redutos de grandes expressões do samba macaense), contaram com a participação da população que interagia cantando e sambando nas calçadas. Tiveram destino certo na Praça Washington Luís, onde aguardava uma grande quantidade de pessoas, representantes do povo e de diversas entidades culturais, civis e governamentais, ligadas ao samba, de dentro e de fora de Macaé.

Canto de Natal - Numa parceria entre a Ampla e a Prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Cultura e da Fundação Macaé de Cultura, nosso município recebeu o projeto “Canto de Natal”. Este foi um espetáculo itinerante, que constou de um ônibus palco, todo decorado e iluminado, levando o “bom velhinho” e 14 integrantes do coral Mané Garrincha, percorrer várias ruas da cidade distribuindo alegria e muita música, fazendo duas paradas, uma na Praça Washington Luiz - Centro da cidade e outra, na Praça Arlindo Mourão, Aroeira.

Natal de Luz - A Praça Gê Sardemberg ganhou um cenário bem diferente com a escolha do local pela Fundação para sediar o Auto de Natal, que este ano foi em formato de Presépio Vivo. Este contou com a participação de grande público, onde “Maria – Mãe de Jesus” representou todas as classes sociais, sem preconceito, sem distinção de raça ou credo. Este ano, o evento contou com a participação dos corais da Cidade de Macaé e da 1ª e 2ª Igreja Batista de Macaé. O responsável foi o diretor macaense, Márcio Gonçalves.