Foto: Bruno Campos
Prefeitura de Macaé trabalha levando projetos artísticos de vários estilos para as comunidades
Cultura é um dos caminhos para a qualidade de vida. É assim que a Prefeitura de Macaé trabalha levando projetos artísticos de vários estilos para as comunidades, por meio da Fundação Macaé de Cultura, como o “Fazendo Mais Cultura”. Além disso, o município forma novos talentos nos cursos de arte oferecidos gratuitamente na Escola Municipal de Artes Maria José Guedes, mantém a Bibilioteca Municipal Dr. Télio Barreto, a Galeria de Artes Hindemburgo Olive, o Teatro Municipal de Macaé e a loja de artesanatos Associarte Macabaíba.
A Escola de Artes tem cursos profissionalizantes de música, teatro, pintura, desenho, canto e cinema. Professores do curso de música trabalham no intuito de formar a Orquestra Municipal. Recentemente foi criada a Escola Municipal de Dança que tem mais de 200 alunos matriculados, conveniados à Unesco e ao Sindicato de Dança do Rio de Janeiro.
“Percebemos que se as crianças não estivessem nos projetos com a gente, nas praças, estariam na rua. Juntamos todas no mesmo lugar para cantar, aprender e brincar. Quando, por exemplo, descobrem a brincadeira do ovo na colher, ficam encantadas e isto é gratificante para nós e para elas”, disse a presidente da Fundação de Cultura, Sheila Polly.
Os projetos chegam aos distritos e aos bairros, como Novo Cavaleiros, Parque Aeroporto, Piracema e Lagomar, que se preparam também para receber os livros arrecadados pelo Sistema Nacional de Biblioteca. Com o Projeto “Leitura em Movimento”, a cultura chega às instituições não governamentais com história cantada e teatro de dedo que usa animações com as mãos.
O mais recente projeto da fundação é o “Fazendo Mais Cultura” que leva às comunidades música, capoeira, dança, teatro, atividades para as crianças, biblioteca itinerante, com contadores de história e o varal de poesia. Acontece todas as quintas-feiras, das 18h às 20h.