Contribuir e pensar ações que possam atender com qualidade a crescente população idosa da cidade. Esse é o objetivo do curso de Atualização Multiprofissional em Envelhecimento, promovido pela prefeitura, em parceria com o Núcleo de Atenção ao Idoso da Universidade Estadual do Rio de janeiro. O evento acontece na sexta.
O evento, que está sendo organizado pelas equipes dos Programas de Atenção Integral ao Idoso (Paisi) e de Atendimento Domiciliar Terapêutico (Padt), é voltado para os profissionais de saúde.
A gerente do Padt, Benizia Pessanha, ressalta que este curso é o inicio de uma série de capacitações e discussões intersetoriais no sentido de qualificar os serviços oferecidos à população idosa de Macaé. "Percebemos que os atendimentos à população idosa têm crescido muito no município e é importante capacitar a equipe que vai acolher este idoso e atendê-lo conforme as suas características de pessoa em envelhecimento", frisou.
Benizia acrescenta que segundo as estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no censo de 2010, as perspectivas para 2025 é de que o Brasil seja o sexto país em população de idosos. "Esse novo quadro representa, para as instituições públicas e privadas de saúde, a necessidade de reavaliar a qualidade da assistência, além de uma reflexão", garante.
Em Macaé, a secretaria de Saúde possui vários serviços que atendem idosos, desde a Atenção Básica, que são as unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS), os de média complexidade Paisi e o Padt e os de alta complexidade, que são as unidades hospitalares.
- Através do departamento de informática do Sistema Único de Saúde, podemos identificar que a população idosa vem crescendo progressivamente no município e que os gastos com esta população são altos e, portanto, é fundamental que nossas ações sejam intersetorias e organizadas para assegurar uma gestão eficiente do SUS – observou a gerente do Padt.
Programação:
MESA DE ABERTURA: AUTORIDADES LOCAIS – (8h40 às 9h)
BLOCO I – (9h às 10h)
• Aspectos demográficos e políticas públicas: O Estatuto do Idoso (Priscila Cavalcante, Assistente Social);
• Aspectos biológicos do envelhecimento (Camila Chescini Ferreira, Fisioterapeuta);
• Funcionalidade: Autonomia e Independência(Andrea Gaudioso ,Enfermeira).
DEBATE SOBRE O BLOCO I – (10h às 10h30)
BLOCO II – (10h30h às 11h30)
• Alimentação, nutrição, saúde e envelhecimento(Priscila Ferreira Leite Pereira, Nutricionista);
• Disfagia, deglutição e aspectos da comunicação (Cristiane Rangel, Fonoaudióloga);
• Família e cuidados (Mônica Lessa Machado, Psicóloga).
DEBATE SOBRE O BLOCO II – (11h30 às 12h)
ALMOÇO – (12h às 14h)
BLOCO III – (14h às 15h40)
• Instabilidade Postural: Quedas e suas repercussões(Sandra Ehms, Fisioterapeuta);
• Síndrome da Imobilidade (Ana Letícia Carlucio Doneda, Fisioterapeuta);
• Iatrogenia e Polifarmácia (Liziene de Souza Araújo, Farmacêutica);
• Incapacidade Cognitiva (Priscila de Jesus Soares, Psicóloga);
• Psicologia do envelhecimento com enfoque na finitude (Priscila de Jesus Soares, Psicóloga).
DEBATE SOBRE O BLOCO III – (15h40h às 16h10)
ENCERRAMENTO – (16h20)