Curso de extensão universitária: mais saúde e renda familiar

15/02/2011 09:23:55 - Jornalista: Andréa Lisboa

Quem estiver interessado em participar de algumas das trinta e cinco atividades de extensão universitária oferecidas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com o apoio da Secretaria de Educação de Macaé e de Trabalho e Renda, a partir desta semana, poderá se inscrever no local e horário de início dos cursos. A programação do ‘Verão com Ciência’, totalmente gratuita, está disponível no site www.ufrj.br/macae. Mais de 600 pessoas já se cadastraram no projeto.

Com 970 vagas em atividades diversificadas nas áreas de educação, medicina, enfermagem, nutrição, biologia, meio ambiente, petróleo e gás, informática e também voltadas para a terceira idade, o ‘Verão com Ciência’ está atingindo a sociedade de Macaé e região, quanto à qualificação profissional e ao aperfeiçoamento pessoal.

Na manhã desta segunda-feira (14), teve início o curso ‘Como usar a soja na sua alimentação’, na Incubadora de Cooperativas de Macaé, no bairro Ajuda de Baixo. As atividades do projeto estão acontecendo nesse espaço, na Cidade Universitária e no Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Sócio Ambiental (Nupem/UFRJ), no bairro São José do Barreto, e se estendem até o dia 25.

- Além dos benefícios a médio e longo prazos que as parcerias com as universidades federais instaladas na Cidade Universitária podem trazer ao município, nos apresentam melhoramentos imediatos, como conhecimentos para a boa qualidade da saúde e a geração de renda familiar proporcionada por cursos de extensão como este, salientou o secretário de Educação, Guto Garcia.

O curso, ministrado pela professora do curso de Nutrição da UFRJ, Laís Buriti, além de promover as propriedades da soja e de seus derivados, trata de suas aplicações dietéticas, ensinando receitas de doces e salgados. Depois das aulas teóricas, os alunos vão para a prática, na cozinha industrial da Incubadora de Cooperativas.

Eles colocam a mão na massa e descobrem que além de trazer grandes benefícios à saúde, as receitas são muito saborosas, como o ‘beijinho de soja’, que não deve nada ao feito com leite condensado, é bem mais saudável e a porção custa menos de R$ 3,00.

O monitor ambiental, Neivaldo Figueira, 56 anos, que é vegetariano, além deste, já frequentou cinco cursos do projeto em edições anteriores do ‘Verão com Ciência’ e do ‘Inverno com Ciência’, na Cidade Universitária e no Nupem. “Aqui, temos a teoria e a prática. É um bem incalculável o acesso a esses conhecimentos”, considerou.

A dona de casa, Betânica Júlia, 40 anos, moradora da Ajuda de Baixo, destacou a importância dessa oportunidade de aprendizagem bem perto da comunidade. “Pretendo gerar renda para minha família. Vou usar o beijinho de soja para rechear os bolos que faço”, disse.

É a primeira vez que a UFRJ oferece este curso em Macaé. Mas a professora disse que pretende dar seguimento a ele nos próximos eventos. Ela destacou que as pessoas estão consumindo mais soja e que todos os inscritos já haviam experimentado o produto.

Benefícios da Soja – Esta oleaginosa é antioxidante, ou seja, evita a formação da placa de aterosclerose, assim ajudando a diminuir o risco de doenças cardiovasculares, câncer e diabetes. Contém fibras, onde ficam aderidas partes das gorduras consumidas e que, por isso, faz com que uma quantidade menor seja absorvida pelo organismo. A soja possui ainda ácidos graxos insaturados, de ação antiflamatória, e isoflavonas, que alivia a tensão pré-mestrual e os sintomas da menopausa e da osteoporose. Basta o consumo diário de aproximadamente uma concha de soja para se obter bons resultados. Ela é recomendada comedidamente apenas para pessoas com problemas na tireóide.