Foto: Guga Malheiros
Fundamental para a saúde de mamães e bebês, o leite materno supre todas as necessidades nutricionais da criança até os seis meses de idade. Já para quem amamenta, oferece menos riscos de hemorragia e sangramento pós-parto, além de proteger contra o câncer de mama. São inúmeros os benefícios da amamentação, e, por isso, a importância de incentivar esta prática considerada um “patrimônio da humanidade”. Com este objetivo, o projeto HPMame, do Hospital Público Municipal de Macaé (HPM), realizou nesta terça-feira (25) o curso de atualização em aleitamento materno.
O evento aconteceu no auditório do Centro de Estudos do Hospital, em dois horários. Pela manhã, das 9h às 12h, e à tarde, das 13h30 às 16h30. O curso foi direcionado aos profissionais de saúde de todo o município, das redes pública e privada. Entre os participantes, enfermeiros, fisioterapeutas, acadêmicos, maqueiros, dentro outros. O público diversificado tem um objetivo estratégico.
- Sabemos que há muitos mitos a cerca da amamentação. O nosso objetivo é unificar o conhecimento e atualizar os profissionais, para que estes tenham condições de orientar gestantes e lactantes. O aleitamento materno é um patrimônio da humanidade porque é de todos nós. Não há preconceitos. Todos podem incentivar, disse Luciana Velasco, fonoaudióloga, e membro da equipe do HPMame.
Além das palestras e debates de casos reais, durante o curso foi disponibilizado um material para os participantes. Os folders, documentos e cartilhas são do Ministério da Saúde.
- Todas as orientações que passamos aqui são baseadas nas determinações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde. Nós somos apenas multiplicadores e queremos formar mais pessoas para que levem adiante a mensagem positiva da amamentação, pontua Maria Eliza Barreira, fisioterapeuta, que também atua no HPMame.
A orientação da OMS é para que, até os seis meses de idade o bebê receba amamentação exclusiva. Até dois anos, a criança ainda pode ser nutrida com o leite materno, de forma complementar a alimentação. Além de aumentar o vínculo entre mãe e filho, o leite materno é fácil de ser digerido, colabora para a formação do sistema imunológico da criança, previne alergias e a obesidade infantil.