O auditório da Funemac estará aberto nos dias 22 e 23 de junho para a realização do Curso de Atualização de Conhecimento em Gagueira e Taquifemia. O evento é promovido pela Prefeitura Municipal de Macaé, por intermédio da Coordenadoria Extraordinária de Apoio ao Escolar (Cemeas). O público alvo são os estudantes e profissionais de fonoaudiologia.
A gagueira é uma desordem da fala que se inicia na infância. Embora seja um problema antigo e universal, presente na humanidade através de toda a história, até hoje suas causas não são totalmente conhecidas. Mas tal distúrbio pode sofrer a influência de vários fatores.
Como um dos fatores que podem desencadear a gagueira, temos a história familiar, pois é sabido que a predisposição para gagueira pode ser herdada. Além da herança familiar, o atraso no desenvolvimento da linguagem e o bilingüismo, por exemplo, também devem ser levados em consideração.
Outros fatores, como estresse, sustos, medos, questões emocionais ou até mesmo alguma doença também podem causar a doença ou contribuir indiretamente para o seu aparecimento.
A professora da UFRJ, Leila Nagib, ministrará as aulas, com o objetivo de fornecer embasamento teórico atualizado a respeito dos diagnósticos, e também provocar os estudantes e fonoaudiólogos a desmistificarem o conhecimento relativo aos transtornos de fluência. A inscrição para o curso é gratuita e deve ser feita através do email: fonoaudiologiacemeas@gmail.com.