Foto: Divulgação
Aulas acontecem em diversas unidades educacionais de Macaé
O Curso Preparatório para Concursos públicos desenvolvido pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, iniciou as aulas na última segunda-feira (3), no Centro de Educação Profissional e Tecnológica (Cetep) e em 20 escolas da rede municipal de ensino. O preparatório, voltado para cargos de nível fundamental, foi elaborado para atender a demanda de interessados em participar nos concursos públicos previstos para acontecer ainda este ano na região. No conteúdo, estão previstas aulas de Língua Portuguesa I, Matemática I e Lei Orgânica.
Os alunos também contam com revisão dos conteúdos e simulados. Cada módulo tem a duração de 30 horas e a primeira fase da programação será encerrada no sábado (29). Já a segunda etapa, que vai consistir na continuidade das disciplinas ministradas, está prevista para começar no dia 1º de novembro.
Segundo o secretário de Educação, Guto Garcia, a finalidade da programação é atender um número expressivo de candidatos. “Este curso é uma preparação para vida toda. O conhecimento é para sempre e esta é a oportunidade para que as pessoas se preparem para realizarem os exames e processos seletivos diversificados. Em virtude disso, todo conteúdo programático foi baseado em editais dos últimos concursos públicos", afirma.
As salas de aula, em que estão acontecendo os cursos, atendem em média 60 alunos. A maior parte deles em busca de vagas em cargos públicos e da tão almejada estabilidade. É o caso de Maria das Graças Crespo, que estava há 40 anos sem estudar. Ela diz que vê nas aulas a possibilidade de obter maiores conhecimentos.
- O curso está maravilhoso. Quero relembrar as matérias e até aprender novas coisas para fazer bonito nas provas. Esta é a minha chance de deixar de ser contratada e me tornar uma funcionária pública efetiva”, observa a coordenadora de turma da rede pública de ensino.
Ana Lúcia Garcia, de 45 anos, concorda que o curso preparatório é uma chance para estudar melhor os conteúdos que são cobrados nos exames públicos: “Já fiz dois concursos e não passei. Desde 2004 não frequento uma sala de aula. Estou gostando muito, revendo muitas disciplinas e me dedicando às aulas e em casa. Meu objetivo de vida é me tornar uma servidora. Quero vencer, conta a moradora do bairro Malvinas, que pretende disputar a vaga de auxiliar de serviços gerais.
O curso atraiu até mesmo pessoas com nível técnico e superior. O técnico em telefonia, Fernando Souza Barcelos, por exemplo, comenta que quando soube da abertura do curso não pensou duas vezes: “Preciso passar e oferecer uma vida melhor para minha família. Vou me esforçar e se passar no concurso”, afirma.
Com o mesmo ânimo, está a bacharel em Direito, Michele Soares do Nascimento: “Tenho nível superior, mas sei que os professores do curso são maravilhosos. Por isso, me inscrevi, pois tenho três filhos e fico sem tempo de estudar em casa. Esta é minha chance”, observa a conselheira tutelar.
No curso preparatório, o conteúdo programático é objetivo e pautado em diversos concursos, passado por profissionais especializados. A professora de Língua Portuguesa, Eda Barreto Antunes Guimarães, é uma delas.
- Atuei em sala de Ensino Médio durante mais de 20 anos. No entanto, trabalhar em curso preparatório é diferente e gratificante. Os alunos são mais dedicados e mesmo tendo que enfrentar um dia de batente, eles sempre se empenham e se esforçam para aprender ou reaprender mais e mais, conta.
No curso de Língua Portuguesa I, o conteúdo consiste em compreensão de texto; significado das palavras: sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos; ortografia oficial; emprego das letras e palavras; acentuação gráfica; emprego da crase; classe das palavras; flexão de gênero, número e grau dos substantivos e dos adjetivos; divisão silábica; coletivos; aumentativos e diminutivos.
Já o conteúdo de Matemática I, inclui números: sistemas de numeração; numeração decimal; operações com números naturais: adição, subtração, multiplicação e divisão; propriedades, múltiplos e divisores; máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum; frações ordinárias e decimais; operações com frações: adição, subtração, multiplicação e divisão.
Escolas- As unidades municipais em que estão acontecendo Curso Preparatório para Concursos são Jacyra Tavares Duval (Novo Cavaleiros), Ancyra Gonçalves Pimentel (Miramar), Ciep Maringá (Campo do Oeste), Maria Isabel Damasceno Simão (Centro), Interagir (Centro), Samuel Brust (Barra), Zelita Rocha de Azevedo (Parque Aeroporto), Engenho da Praia (Engenho da Praia), Elza Ibrahim (Ajuda de Baixo), Balneário Lagomar (Lagomar), Maria Augusta de Aguiar Franco (Bicuda Pequena), Pedro Adami (Córrego do Ouro), Raul Veiga (Glicério).
Na lista também estão as escolas Fantina de Mello (Frade), Sana (Sana), Macaé Facilita (Córrego do Ouro) além do próprio Cetep (Centro), Complexo Popular de Alimentação /Copa (Barra), Colégio municipal Aroeira (Aroeira) e Escola Parque Maria Angélica Benjamim (Jardim Santo Antonio) e Escola Municipal Professora Sandra Maria de Oliveira Araújo Franco.