logo

Cursos básico, técnico e tecnológico para trabalhadores

17/05/2006 11:03:54 - Jornalista: Alexandre Bordalo

A Fundação Educacional de Macaé (Funemac) também investe na qualificação profissional de trabalhadores, independente de seu nível de escolaridade. A entidade mantém o Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), que tem o objetivo de oferecer cursos de nível básico, técnico e tecnológico à comunidade. Segundo a diretora do Centro, Rita de Cássia Silva, também é meta do Cetep promover qualificação,aperfeiçoamento e reprofissionalização de trabalhadores. “Tudo isso independentemente da escolaridade”, afirma ela.

Conforme parceria com a Organização da Juventude Responsável, o Cetep promoverá o curso de Pintor Industrial, cuja intenção é capacitar estes trabalhadores. As aulas começam em julho e todas as 25 vagas já estão preenchidas. “Mas novas turmas serão abertas”, avisa Rita.

A meta do Cetep é atender às demandas na cadeia produtiva de petróleo, tanto no setor onshore (trabalho na terra), quanto offshore (trabalho no mar). Dessa maneira, serão implantados brevemente os cursos de Instalações Elétricas e Industriais, Tecnologia Mecânica dos Materiais, Caldeiraria Básica e Instrumentação Básica. Os cursos são direcionados principalmente para a área industrial.

De acordo com o presidente da Funemac, professor Jorge Aziz, todos estes acontecimentos são promotores da inclusão social, uma vez que qualifica-se a mão-de-obra local, inserindo os munícipes no mercado de trabalho. Ele disse ainda que o Cetep tem vital importância para Macaé que carece de cursos de qualificação profissional para reduzir os índices de desemprego no município e evitar a exclusão social.

Rita de Cássia frisou também que o Cetep será transferido do atual endereço – Rua Teixeira de Gouveia, 634, Centro – prédio da Funemac, para as futuras instalações do Complexo Universitário. “Estamos fechando parcerias com empresas da região para utilizar as salas da Fundação para promover a integração da Escola de Educação Profissional com o mercado de trabalho e a comunidade”, avisou.

- Estamos abertos a atender as empresas de Macaé e da região, com a finalidade de oportunizar a estas e também à comunidade o aumento de opções, por intermédio de cursos de qualidade e excelência a um baixo custo. O Cetep tem condições de oferecer oito salas de aulas e um auditório para as empresas utilizarem nos períodos da manhã e da tarde, nos dias úteis, com os mais diversos cursos. O Centro customiza os cursos desejados, os quais podem acontecer “in loco”, na própria empresa, ou nas dependências da Funemac, disse a diretora do Cetep Rita de Cássia Silva.