A prefeitura de Macaé em convênio assinado com o governo do Estado do Rio de Janeiro e instituições de educação do município começa a programação de cursos gratuitos. Promovendo a qualificação profissional do munícipe, nesta quinta-feira (3), iniciam as aulas de três dos 16 cursos que serão implantados. As disciplinas que darão início ao programa são: bombeiro hidráulico, eletricista predial e recepcionista de hotel com conversação em inglês e espanhol.
Esses cursos serão ministrados no Ciep Aroeira diariamente das 17h30 às 22h30, com carga horária total de 200 horas. Ao todo são 120 vagas: 30 para bombeiro e eletricista e 60 para recepcionista. A assinatura do contrato, assinada durante o I Fórum do Trabalho de Macaé, realizado em novembro, prevê a execução de 560 vagas para cursos gratuitos no município.
Os cursos são direcionados prioritariamente para desempregados, pessoas com baixa escolaridade, em situação econômica difícil, para mulheres com baixa renda e que são chefes de família e para afrodescendentes. A seleção para os cursos foi realizada pela secretaria Executiva de Trabalho e Renda (Semtre) e o Sistema Nacional de Emprego (Sine). Foram priorizadas também as pessoas que estão na faixa etária entre 18 e 24 anos.
- A realização desses cursos faz parte da política do governo municipal em firmar parcerias na área estadual e federal, promovendo ações de interesse dos cidadãos macaenses. Uma das metas do governo municipal é proporcionar qualificação da mão-de-obra local visando a inserção no exigente mercado de trabalho – destacou o prefeito de Macaé, Riverton Mussi.
A partir da próxima segunda-feira (7), começam outros dois cursos na Fundação Educacional de Macaé (Funemac): auxiliar de plataforma e de pintura industrial. “Em breve, serão realizados mais cursos no Senac e na Colônia de Pescadores, desta vez na área de secretariado informatizado e informática aplicada em cooperativas”, destaca o presidente do Conselho Municipal de Trabalho e Renda, Osíris Barbosa de Almeida.
A realização dos cursos faz parte da primeira etapa da implantação do projeto profissionalizante do Plano Territorial de Qualificação do Rio de Janeiro (Planteq-RJ), do Ministério do Trabalho e Emprego. O Planteq repassa recursos para os estados, que por sua vez identificam as regiões adequadas para os investimentos, visando o atendimento da demanda de ações de qualificação, requalificação e aperfeiçoamento social e profissional.