Curta no Museu exibe documentário “Pontes”

29/11/2022 16:08:00 - Jornalista: Liliane Barboza

O objetivo do documentário é abordar a questão da Negritude

O Curta no Museu desta quarta-feira (30) irá exibir o documentário experimental “Pontes”, no pátio do Solar dos Mellos, às 19h. O filme é do cineasta Clementino Júnior, que também foi responsável pela produção, roteiro e finalização do documentário. É um trabalho realizado na Oficina de Narrativas Pretas do Cineclube e Curso de Extensão (CineGeasur), promovido pelo Grupo de Estudos Ambientais Desde El Sur (GeaSur). O objetivo é refletir a partir do cinema sobre Direitos Humanos.

O projeto foi realizado em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi), no Polo Universitário de Macaé, em novembro de 2019. O mediador da roda de conversa sobre o filme será Hélder Santana.

O professor, Jorge Luís Rodrigues, conta que a ideia do documentário “Pontes” é abordar a questão da Negritude em uma perspectiva da prática social e como a identidade racial está presente e influente nas relações, fundamentando o ser e estar no mundo.

Ele conta ainda que o cineasta Clementino, também é Cineclubista, Educador Audiovisual, Pesquisador e Doutor em Educação do GEASur/Unirio e Fundador do Cineclube Atlântico Negro (CAN), que oferece oficinas audiovisuais que têm possibilitado a estreia de novos cineastas pretas e pretos.

Jorge destaca que o documentário ‘Pontes’ registrou como uma parte das pontes físicas que ligam as periferias da cidade, como Barra de Macaé, Nova Holanda e Aroeira, aos bairros centrais, dando acesso à saúde de alta complexidade, à educação de nível superior e ao lazer em shoppings e praias. Segundo ele, elas fazem a mediação das relações sociais e dão acesso à cidadania.

A diretora do Solar dos Mellos, Patrícia Barboza, disse que o curta desta quarta-feira (30), tem a temática pautada no mês da Consciência Negra. “O filme retrata as pontes relacionadas às divisões sociais. No olhar e percepções das realidades que provavelmente já vimos ou vivenciamos em algum momento das nossas vidas, seja por vivências, conhecimentos ou informações locais”, disse.

Participantes no documentário“Pontes”: Carine Passos, Carmelita Reis, Célia Patriarca, Flávia Lima, Joel Santana, Jorge Santos, Rute Costa e Tatiana Paula da Silva.

O Solar dos Mellos está localizado na Rua Conde de Araruama, 248. O telefone para mais informações é o (22) 2759-5049.