A arte como opção às drogas. É isso que o professor de dança de rua e coreógrafo, Sandro Fernandes, de 38 anos, ensina aos seus alunos do Programa Art Luz, há 14 anos. Muitos que receberam ensinamentos dele, hoje são professores do Art Luz, disseminando suas ideias.
- O Art Luz me deu a oportunidade de mostrar meu trabalho, onde me tornei um agente que colabora para a educação. Aos meus alunos passo conceitos como coragem e estímulo para enfrentar a vida e a realidade com determinação, conta.
Para Sandro Fernandes a arte e o esporte são uma válvula de escape para a juventude extravasar seus sentimentos e suas emoções. Na verdade centenas de dançarinos de rua já fizeram suas aulas e ele sente gratificação em ver que seus ex-alunos - agora mestres da arte de dançar - estão levando adiante tudo aquilo que ele passou.
Em termos técnicos, Sandro ensinou a fazer roda de Hip Hop, movimentos ritmados e aeróbicos e até um pouco acrobáticos. Já na esfera comportamental, ele passa e enfoca a alegria de viver, de dançar como expressão de liberdade.
- Meu sonho é levar o Art Luz a participar do Festival Internacional de Dança de Rua, que se realiza em todo mês de julho, na cidade de Curitiba, encerra ele.