Foto: Divulgação
Campeão em várias modalidades, Israel é macaense e beneficiário do Bolsa Atleta
Quando começou nas artes marciais, aos cinco anos de idade, Israel Viana Ferreira não imaginava que, em pouco tempo, as aulas de judô que participava para gastar energia e interagir com outras crianças se transformaria em uma paixão pelas artes marciais. Já tem mais de duas décadas que o lutador, nascido e criado em Macaé, representa o município em campeonatos pelo Brasil e em outros países.
Beneficiário do projeto Bolsa Atleta, mantido pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, aos 26 anos, Israel celebra todas as conquistas que o esporte lhe proporcionou.
“Como atleta de Judô, fui campeão Brasileiro, sul americano e cheguei até à Seleção Brasileira, sendo o melhor atleta do Estado do Rio de Janeiro, por quatro vezes. Neste ano, alcancei o ápice da minha carreira sendo vice-campeão Mundial Militar de Judô. Lutei nos Estados Unidos, Alabama, no segundo maior evento esportivo do mundo depois das olimpíadas, e a bandeira de Macaé estava lá, do outro lado do continente”, orgulha-se.
“Fui Campeão Mundial de Karatê kyokushin e também vice-campeão mundial de Jiu-Jitsu. Estou me preparando, agora, para fazer mais um ciclo olímpico e buscar a vaga nas olimpíadas e levar nossa cidade até o topo do mundo”, planeja o lutador.
“Além, claro, da representação da cidade em diversos cenários estaduais, nacionais e até internacionais. Sou grato por tudo que o esporte tem vivido em Macaé. Os atletas, agora, têm não apenas um recurso financeiro mensal, mas também eventos esportivos, academias públicas e um estádio renovado para eventos e disputas”, enumera Israel.
“Trabalho com homens e mulheres dos três aos 70 anos de idade e tenho um trabalho forte com crianças atípicas com TOD, TEA, TOC e alguns outros laudos”, conta o lutador.